Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/07/2009 - 09h54

Feiras e festas criam medidas antigripe na região de Ribeirão Preto (SP)

Publicidade

LIGIA SOTRATTI
Colaboração para a Folha Ribeirão

Cinco feiras e festas marcadas para as próximas semanas na região de Ribeirão Preto (313 km de São Paulo) vão adotar medidas preventivas contra a gripe suína. O objetivo, além de impedir a propagação da doença, é evitar a fuga de visitantes. Uma das ações planejadas é distribuir álcool em gel, máscaras e panfletos.

Saiba mais sobre a gripe suína
Saiba quais são os sintomas da gripe suína
Filho de vítima da gripe tem alta no RS
Gripe traz mais risco a grávidas, diz estudo

Até ontem, organizadores descartavam cancelar os eventos. A coordenação da Feacoop (Feira de Agronegócios Coopercitrus), que começa no próximo dia 5, em Bebedouro, comprou 500 frascos de álcool em gel de 120 ml. "O álcool estará disponível nos estandes, nos banheiros, nas entradas de restaurantes. Todas as pessoas que trabalham na feira estão orientadas a estimular o visitante a se higienizar", disse Maria Dolores Figols, coordenadora do evento.

As mesas em volta das quais os empresários sentam para fazer negócios serão higienizadas a cada uma hora. Cerca de 10 mil pessoas são esperadas no evento. As festas do peão de Pedregulho e Taquaritinga também vão manter o calendário com medidas de proteção.

Em Taquaritinga, apesar de todos os eventos comemorativos da cidade terem sido cancelados por causa da gripe suína, a Festa do Peão, que deve receber 15 mil pessoas, está mantida. De acordo com a prefeitura, haverá máscaras e álcool em gel para os visitantes. Ainda não foi definida a quantidade e como será feita a distribuição.

A Festa do Peão de Pedregulho vai monitorar as pessoas que vão trabalhar na feira. "Todo mundo que estiver envolvido com a feira vai ter acompanhamento médico, para verificar se há sintomas de gripe", disse Nelson Quintão Barbosa, presidente da comissão organizadora do evento.

Araraquara mantém a Facira (Feira Agro Comercial e Industrial da Região de Araraquara), prevista para o dia 10 de agosto, e os eventos comemorativos ao aniversário da cidade, que completa 192 anos em 22 de agosto.

O presidente da Facira, Valter Romão, disse que os seguranças estão orientados a evitar aglomerações. "Se perceber um grupo muito parado em um local, o segurança vai pedir para circular, principalmente nas áreas fechadas."

A feira vai distribuir álcool em gel aos visitantes e panfletos informativos.

Comentários dos leitores
Caro eduardo de souza,
A vacina contra o vírus Influenza A (H1N1) foi testada antes de ser utilizada na população e, aqui no Brasil, ela é aprovada pela Anvisa. Seus efeitos colaterais possíveis, até o momento, são: dor no local da aplicação da injeção, febre, dor de cabeça ou nos músculos e articulações. Esses sintomas costumam ser leves e duram 1 ou 2 dias. Raramente, podem ocorrer reações alérgicas como inchaços, asma ou alguma reação mais forte, por conta de hipersensibilidade aos componentes da vacina.
Mais informações: fernanda.scavacini@saude.gov.br
Atenciosamente,
Ministério da Saúde
sem opinião
avalie fechar
eduardo de souza (635) 02/02/2010 02h12
eduardo de souza (635) 02/02/2010 02h12
Centenas de casos de "NERVO MORTAL", uma paralisia dos nervos, estão sendo associados aos que tomaram a vacina. Entre esses casos, a confirmação de que foi mesmo a vacina foi oficializado. "Esses casos são raros" tem afirmado o governo do Eua e os laboratorios que as produziram.
Mais da metade dos médicos N. Amer. não tomaram a vacina "MEDO DE EFEITOS COLATERAIS".
Aos que aqui voriferam os "benefícios" da vacina, estejam a vontade, podem tomá-la, alguns laboratórios estão a procura de "voluntários". :0)
1 opinião
avalie fechar
hugo chavez (310) 01/02/2010 21h39
hugo chavez (310) 01/02/2010 21h39
O silêncio do "Ministério da Saúde" frente às minhas colocações sobre as investigções mundiais em face de supostas irregularidades no episódio "pandemia de gripe suína" deixa algo no ar e cada um pode interpretar como quiser. Claro que tudo isto ocorre numa esfera muito acima do próprio Minsitério e tb, bem além do Governo brasileiro. Só os "donos do mundo" que elaboraram mais este "projeto" para o Mundo, podem esclarecer a questão. Afinal, alguns governos parecem ter sido vítimas, junto com a população mundial, destes "eventos mal esclarecidos". Para os que se perguntam se devem tomar a vacina, é bom refletir sobre tudo isto e decidir conforme a conveniência pessoal. Eu apóio as outras vacinas e as utilizo, mas, "gripe suína' e de outras "grifes", não me enganam. A "grande mídia" deveria investigar isto mais a fundo ou não? Sei lá né rsrs. sem opinião
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (6467)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página