Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/11/2003 - 18h36

Após fuga, PM encontra celulares e drogas em penitenciária de SP

Publicidade

da Folha Online

Policiais militares do batalhão de choque realizaram uma revista na Penitenciária do Estado, na zona norte de São Paulo, onde uma fuga em massa foi registrada neste domingo.

Os PMs apreenderam sete celulares, oito carregadores para celular, oito porções de crack e duas porções de maconha.

A operação foi realizada das 7h30 às 14h30 e contou com 60 homens do Batalhão de Choque.

Fuga

A fuga terminou com nove presos mortos. No total, 87 detentos tentaram deixar a penitenciária, localizada no Carandiru. Segundo o governo do Estado, 48 presos foram recapturados e os outros 30 não foram localizados e são considerados foragidos.

Oito dos mortos foram soterrados quando parte do túnel usado para a fuga desabou. O outro morreu após trocar tiros com policiais, durante a fuga.

Túnel

A ação dos presos foi notada por um morador que viu homens saindo de uma boca-de-lobo perto do complexo penitenciário e acionou a polícia. Outros moradores se surpreenderam ao verem homens sujos de barro circulando pela região.

O túnel tem pelo menos 120 metros de comprimento e 50 centímetros de diâmetro. Ninguém da penitenciária notou a fuga dos presos. Segundo o secretário da Administração Penitenciária do Estado, Nagashi Furukawa, uma pessoa de fora da cadeia rompeu o piso de uma oficina desativada e arrombou dois portões, abrindo passagem para os presos até o túnel.

O secretário afirmou que os fugitivos eram dos pavilhões 1, 2 e 3. Ele negou envolvimento do PCC com a fuga. Os nomes dos presos que escaparam, no entanto, não foram divulgados.

Furukawa, que foi ao local da fuga na tarde de ontem, disse que o total de fugas neste ano em São Paulo "é um terço do registrado em 2002". "São percentuais dos melhores países da Europa. Mesmo com a fuga de hoje [ontem], o Estado de São Paulo tem um sistema penitenciário seguro", disse Furukawa.

Leia mais
  • Bombeiros suspendem buscas em túnel usado para fuga de presos
  • Presos continuam rebelados em Minas; há dois reféns
  • PM recaptura 19 dos 59 internos que fugiram da Febem Vila Maria
  • Grupo atira contra base comunitária e batalhão da PM em São Paulo
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página