Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/11/2003 - 15h46

Rabino Henry Sobel afirma ser favorável à pena de morte

Publicidade

da Folha de S.Paulo

Uma manifestação organizada pelos parentes e amigos dos estudantes Liana Friedenbach, 16, e Felipe Caffé, 19, assassinados em Embu-Guaçu, é realizada neste sábado em São Paulo. Segundo a polícia, um adolescente de 16 anos é o mentor do crime.

O rabino Henry Sobel e a apresentadora Hebe Camargo, do SBT, estão entre os participantes do ato. Em discurso, Sobel, presidente do rabinato da Congregação Israelita Paulista, fez críticas ao ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), dizendo que o "estatuto é obsoleto e que nos rouba o mais sagrado dos direitos: o direito à vida". Depois, em entrevista à Folha, o rabino afirmou ser favorável à pena de morte. "O judaísmo condena categoricamente a pena de morte. Mas, na qualidade de pai, defendo a pena de morte em casos excepcionais, como esse."

Hebe Camargo, que em seu programa chegou a manifestar o desejo de matar o adolescente acusado pelo crime, também pediu mudanças na lei. Para ela, o menor é irrecuperável e vai matar de novo.

Passeata

Entre 3.000 e 5.000 pessoas, de acordo com estimativas da Polícia Militar e da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), seguem da avenida Paulista até a Assembléia Legislativa.

A passeata, que teve início por volta das 14h em frente ao colégio São Luís, onde os namorados estudavam, teve como bandeira mudanças no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) e a redução da maioridade penal.

Liana e Felipe estavam desaparecidos desde o último dia 31, quando foram acampar em um sítio abandonado em Embu-Guaçu. Felipe morreu com um tiro na nuca no último dia 2, e Liana, a facadas, na madrugada do dia 5, segundo a polícia. Cinco acusados de envolvimento no crime estão detidos, entre eles o adolescente.

Leia mais
  • Parentes e amigos de namorados mortos realizam passeata em SP
  • Passeata hoje, em SP, pede mudanças no Estatuto da Criança e do Adolescente
  • Entenda o caso dos namorados assassinados
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página