Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/01/2004 - 20h25

PF utilizará sistema digital para identificar turistas em SP e Rio

Publicidade

da Folha Online

A Polícia Federal deve instalar até a próxima sexta-feira, nos aeroportos do Rio de Janeiro e de São Paulo, equipamentos informatizados para realizar a identificação dos turistas norte-americanos que chegam ao país.

O equipamento coleta a impressão digital por leitora óptica e dispensa o uso de tinta. Serão usadas também câmeras digitais para fotografar os passageiros. Com o novo equipamento, a PF espera reduzir o tempo de espera para o "fichamento".

Adquirido pela PF no ano passado para realizar a identificação de criminosos, o Afis (Sistema Automatizado de Identificação por Impressões Digitais) e entraria em funcionamento em março. Com a determinação da Justiça, que obriga a identificação de norte-americanos, a PF resolveu utilizar a tecnologia disponível para agilizar os trabalhos nos aeroportos.

Com o Afis é possível identificar de forma rápida e precisa uma pessoa por meio da impressão digital. Além disso, é possível fazer uma identificação por meio de fragmentos de digitais. Com o Afis, a PF pretende digitalizar 2 milhões de fichas em papel existentes nos arquivos do Instituto Nacional de Identificação.

"Fichamento"

A identificação de turistas norte-americanos foi determinada no início do mês pelo juiz Julier Sebastião da Silva, da 1ª Vara Federal em Cuiabá (MT), a pedido do Ministério Público Federal.

A medida é baseada no princípio da reciprocidade, uma vez que a exigência também é aplicada quando brasileiros chegam aos Estados Unidos.

Nesta segunda-feira, o Tribunal Regional da 1ª Região acatou liminar da Prefeitura do Rio de Janeiro pedindo a suspensão do serviço. Porém, o governo federal publicou em edição extra do "Diário Oficial" da União uma portaria oficializando a identificação de estrangeiros que chegam ao país, dentro do princípio da reciprocidade.

A portaria informa que o procedimento será mantido até que um grupo interministerial defina regras para o controle da entrada de norte-americanos. O grupo tem um prazo de 30 dias para a conclusão dos trabalhos.

Leia mais
  • Turistas norte-americanos recebem presentes ao chegar ao Rio
  • "Fichamento" de americanos é mantido no país
  • Entenda o "fichamento" dos turistas americanos no país
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página