Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/05/2004 - 22h43

Ciclone provoca ventos de até 133 km/h no Sul do Brasil

Publicidade

JAIRO MARQUES
LÉO GERCHMANN

da Agência Folha
da Folha Online

A ação de um ciclone extratropical e uma frente fria de alta intensidade provocaram nesta quarta-feira, no Sul do país, ventos de até 133 km/h, temperaturas próximas de 0ºC e neve em São Joaquim, na serra de Santa Catarina. O porto de Rio Grande foi fechado.

Segundo o Climerh (Centro Integrado de Meteorologia e Recursos Hídricos de Santa Catarina), a temperatura mais baixa registrada nesta quarta foi de 0,8ºC em Ponte Serrada, no oeste catarinense.

Em São Joaquim, os termômetros marcaram mínima de 2,5ºC e máxima 6,6ºC. No distrito de Cruzeiro, nevou na manhã desta quarta. A neve fraca começou às 8h45 e durou cerca de 10 minutos, associada, no final, com chuva.

Ventos

No município de Siderópolis (SC), às 5h, foi registrada uma rajada de vento de 133 km/h. Na quinta, o ciclone, responsável pelos ventos mais fortes, perde força.

Os meteorologistas alertam que na quinta-feira (27) o mar deverá estar bastante agitado e há risco de ressaca forte. Ondas de até cinco metros devem chegar até o litoral do Rio e de São Paulo. Atividades marítimas são desaconselhadas. Deve gear em várias localidades.

Pelo menos sete municípios do litoral norte gaúcho foram atingidos por ventos de até 90 km/h, com quedas de árvores, destelhamentos e vidros quebrados. O mais atingido foi Capão da Canoa, onde foram destelhadas 15 casas, um ginásio de esportes e cinco escolas.

Houve situações de pânico durante a madrugada, em razão da quebra de vidros de janelas. As pessoas se recordavam do ciclone Catarina, que atingiu recentemente o município de Torres, também no litoral norte gaúcho.

De acordo com o 8º Distrito de Meteorologia, a temperatura mais baixa registrada nesta quarta no Rio Grande do Sul foi de 2,5ºC em Cambará do Sul. Em Porto Alegre, a sensação térmica se aproximou de 0ºC.

São Paulo

A madrugada de quinta-feira (27) deve ser a mais fria do ano em São Paulo, segundo meteorologistas. A responsável pela queda nas temperaturas é uma massa de ar polar que está sobre a região e só deve enfraquecer no final de semana.

De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a previsão é que a temperatura chegue a 8ºC no início do amanhecer. Apesar de ensolarado, a temperatura máxima durante o dia não deve passar de 18ºC.

Já o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) prevê que a mínima fique em 6ºC. A máxima será de 16ºC na capital, segundo a previsão.

Nesta quarta, a temperatura máxima em São Paulo, segundo o Inmet, foi de 22,3ºC, registrada no Mirante de Santana (zona norte). A mínima ficou em 12ºC, porém, por causa do vento, a sensação térmica foi de, em média, 7°C.

A menor temperatura do ano ocorreu no último dia 17, quando os termômetros marcaram 9,5°C na capital.

Leia mais
  • Instituto registra neve e sensação térmica de -11°C em SC
  • Frente fria causa ventos fortes em São Paulo
  • Ventos destelham casas e causam interdição de rodovia no Sul

    Especial
  • Leia sobre tempo no Folha Online-Weather
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página