Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/06/2004 - 08h22

Governo sabia de falha em estrutura de barragem que rompeu na PB

Publicidade

da Folha Online

O rompimento da barragem de Camará, ocorrido por volta das 21h de quinta-feira, alagou uma cidade da Paraíba e colocou em situação de risco outros municípios. Uma falha na construção é apontada como a causa do rompimento. A água atingiu 3 metros de altura em algumas regiões de Alagoa Grande. Moradores procuram refúgio na parte alta da cidade, que está sem energia e sem comunicação.

A barragem, na afluente do rio Mamanguape, foi construída entre 2000 e 2002. Segundo o governo do Estado, a atual gestão da Secretaria de Meio Ambiente, dos Recursos Hídricos e Minerais já havia detectado algumas rupturas no reservatório e notificado a empresa responsável pela obra.

O secretário-adjunto de Recursos Hídricos do Estado, Sérgio Góis, afirma que as rupturas foram detectadas na estrutura de concreto da barragem. No entanto, de acordo com ele, o rompimento teria sido causado por problemas na fundação e na construção.

Equipes da Defesa Civil, dos bombeiros e da polícia realizam um levantamento sobre o número de vítimas, incluindo desabrigados. Durante a madrugada, uma pessoa foi encontrada morta em Mulungu, município vizinho, que foi parcialmente inundado. Em Alagoa Grande, uma família inteira desapareceu --seriam quatro pessoas.

Chuva

O secretário-adjunto afirma que os municípios já haviam recebido alertas para possíveis ocorrências causadas pela chuva na região. No entanto, segundo ele, o rompimento da barragem não está relacionado com o aumento no volume de água.

"Nunca uma chuva tem essa ação [de rompimento] em uma obra bem construída", disse Góis.

A capacidade plena da barragem é de 27 milhões de metros³.

População

De acordo com o governo da Paraíba, com base em dados do Censo de 2000, Alagoa Grande tem cerca de 29 mil habitantes. Mulungu tem cerca de 9.000, também com base no Censo.

Leia mais
  • Governo descarta chuva como causa de rompimento de barragem na PB
  • Governador classifica de "devastadora" situação na região
  • Rompimento de barragem causa ao menos três mortes na Paraíba

    Especial
  • Arquivo: veja o que já foi publicado sobre rompimento de barragem
  • Veja imagens de áreas afetadas pela inundação
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página