Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/07/2004 - 12h29

Sobreviventes de queda de helicóptero passarão por cirurgia

Publicidade

da Folha Online

Dois dos sobreviventes da queda do helicóptero de uma empresa prestadora de serviços da Petrobras passarão por cirurgias por causa de lesões que sofreram na coluna por causa do acidente.

Segundo o Hospital Copa D'Or, no Rio, o mecânico da Petrobras Augusto César Peixoto Gomes, será operado ainda nesta sexta-feira. Na noite de quinta, médicos tiveram de realizar uma drenagem para retirar o acúmulo de sangue que Gomes tinha no tórax.

O co-piloto José Ismael Júnior deverá ser operado no sábado. Ele também está com ar na pleura --membrana que envolve os pulmões. O hospital preferiu não se manifestar sobre a possibilidade de seqüelas.

Os dois estão internados na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e o estado de saúde deles é estável. Conscientes, respiram normalmente.

Os outros sobreviventes, o piloto Adriano Godinho Bastos e os passageiros Luciana de Oliveira Silva e Anderson Andrade da Silva estão internados no hospital São João Batista, em Macaé (a 190 km do Rio). Funcionários disseram que o hospital não divulgará informações sobre o estado de saúde dos três.

Acidente

O helicóptero Sikorsky S-76, da empresa BHS, havia saído do navio-plataforma FPSO, no campo de Roncador, e seguia para a plataforma P-31, no campo de Albacora, quando caiu no mar, por volta das 8h20 de quinta-feira. No aparelho estavam dois tripulantes e nove passageiros.

Sobreviventes disseram que o helicóptero, após decolar, passou a perder altura. Por rádio, o piloto disse que tinha problemas e que tentaria pousar na água. Em seguida, o rotor da cauda (equipamento responsável pela estabilização) explodiu. O aparelho caiu no mar a uma altura de cerca de 20 metros.

O piloto chegou a abrir a porta de emergência, mas o helicóptero afundou rapidamente. Estavam no aparelho dois tripulantes e nove passageiros.

O piloto, o co-piloto José Ismael Júnior e os passageiros Luciana de Oliveira Silva, Augusto César Peixoto Gomes, Anderson Andrade da Silva e Carlos Augusto Rodrigues conseguiram sair. Os demais afundaram.

Os seis foram resgatados com vida, cerca de 40 minutos após a queda, e levados para o hospital, onde Rodrigues morreu.

Na manhã desta sexta-feira, a Petrobras localizou o helicóptero, a 334 metros de profundidade. Quatro corpos foram vistos dentro do aparelho por imagens captadas por um robô submarino, segundo o Sindipetro (Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense). A Petrobras não confirmou a informação.

Leia mais
  • Petrobras localiza helicóptero que caiu em Campos
  • Petrobras localiza corpos de 4 vítimas de queda de helicóptero
  • Helicóptero cai no Rio; há um morto, diz sindicato
  • DAC investiga causa da queda de helicóptero no Rio

    Especial
  • Arquivo: veja o que já foi publicado sobre acidentes com helicópteros
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página