Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/07/2004 - 13h21

Petrobras divulgará nota sobre buscas em Campos, no Rio

Publicidade

da Folha Online

A Petrobras informou que divulgará na tarde desta sexta-feira um comunicado oficial sobre as buscas na bacia de Campos, no litoral norte do Rio, por causa da queda do helicóptero de uma empresa prestadora de serviços.

Funcionários deverão explicar os procedimentos adotados na tentativa de retirada do aparelho, que está a 340 metros de profundidade. A empresa não confirmou a informação do sindicato dos petroleiros de que quatro corpos foram localizados dentro do helicóptero. O aparelho foi encontrado por meio de imagens captadas por um robô submarino.


Divulgação
Modelo S-76, igual ao que caiu
O helicóptero Sikorsky S-76, da empresa BHS, havia saído do navio-plataforma FPSO, no campo de Roncador, e seguia para a plataforma P-31, no campo de Albacora, quando caiu no mar, por volta das 8h20 de quinta-feira. Estavam na aeronave dois tripulantes e um passageiro.

Queda

Sobreviventes disseram que o helicóptero, após decolar, passou a perder altura. Por rádio, o piloto Adriano Godinho Bastos disse que tinha problemas e que tentaria pousar na água. Em seguida, o rotor da cauda (equipamento responsável pela estabilização) explodiu. O aparelho caiu no mar a uma altura de cerca de 20 metros.

O piloto chegou a abrir a porta de emergência, mas o helicóptero afundou rapidamente. Estavam no aparelho dois tripulantes e nove passageiros.



O piloto, o co-piloto José Ismael Júnior e os passageiros Luciana de Oliveira Silva, Augusto César Peixoto Gomes, Anderson Andrade da Silva e Carlos Augusto Rodrigues conseguiram sair. Os demais afundaram.

Os seis foram resgatados com vida, cerca de 40 minutos após a queda, e levados para o hospital, onde Rodrigues morreu.

Dos 11 ocupantes, apenas Augusto César Peixoto Gomes é funcionário da Petrobras. Os demais trabalhavam para firmas contratadas pela empresa.

O DAC (Departamento de Aviação Civil) investigará as causas do acidente. O resultado deverá ficar pronto em 90 dias. Segundo o DAC, o aparelho estava com a documentação em dia.

Leia mais
  • Sobreviventes de queda de helicóptero passarão por cirurgia
  • Petrobras localiza corpos de 4 vítimas de queda de helicóptero
  • Helicóptero cai no Rio; há um morto, diz sindicato
  • DAC investiga causa da queda de helicóptero no Rio

    Especial
  • Arquivo: veja o que já foi publicado sobre acidentes com helicópteros
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página