Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/08/2004 - 14h26

Ibama verifica se prospecção de petróleo prejudica rota das baleias

Publicidade

da Folha Online

O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) realizará uma vistoria no navio da empresa CGG para verificar se a atividade está afetando animais marinhos.

O chefe do Escritório de Licenciamento das Atividades de Petróleo e Nucleares do Ibama, Edmilson Maturana, disse nesta sexta-feira que a vistoria será realizada por três dias e servirá para verificar, entre outros pontos, se a empresa está cumprindo a determinação de disparar pulsos sonoros de baixa intensidade, e ir aumentando gradativamente até atingir os 180 decibéis emitidos pelo canhão e que são perceptíveis aos cetáceos num raio de 10 km.

Outra ponto é verificar se a atividade é interrompida quando se avistam baleias ou tartarugas a menos de 500 metros do navio. A vistoria, segundo Maturana, estava agendada para o próximo dia 23, mas foi antecipada devido às hipóteses que relacionam a atividade ao encalhe de baleias no litoral fluminense.

Duas baleias encalharam na costa: uma em Niterói, no domingo --que não resistiu e morreu na terça-feira-- e outra na quarta-feira, em Búzios.

Um técnico do escritório do Ibama, acompanhado por um especialista em baleias, seguiu nesta sexta-feira para o navio, que está baseado na região de Cabo Frio, a 280 quilômetros da costa.

Com Agência Brasil

Leia mais
  • Erramos: Ibama verifica se prospecção de petróleo prejudica rota das baleias
  • Bombeiros salvam baleia encalhada em Búzios
  • Baleia jubarte morta é levada para aterro sanitário

    Especial
  • Veja o que já foi publicado sobre baleias
  • Leia mais notícias e fique por dentro do Ambiente
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página