REFLEXÃO


Envie seu comentário

 
 

pensata
04/03/2008

Inteligência dá dinheiro

Muito se fala das descobertas de reservas brasileiras de petróleo, mantidas numa profundidade ainda não explorada no país, mas pouco se sabe que, para realizar explorações tão profundas e fazer o óleo jorrar, são necessárias sondas fabricadas com materiais resistentes, alguns dos quais usados na aviação -- foi por isso que a Petrobras resolveu montar um núcleo em São José dos Campos (SP), um meio de aproveitar os conhecimentos locais aeronáuticos. O que interessa aqui, entretanto, não é energia nem aeronáutica. Interessa saber como uma cidade aprende a fazer jorrar dinheiro com educação, uma lição especialmente valiosa neste ano eleitoral.

Por trás da busca de Petrobras por novos materiais para suas sondas, está uma iniciativa tomada pela cidade São José dos Campos: montar, com os recursos próprios, um parque tecnológico, inicialmente com uma vocação aeronáutica, que se deve à presença da Embraer e dos engenheiros do ITA. A busca de parceiros atraiu empresas como a Vale e a Microsoft, em meio a uma série de instituições federais e estaduais de financiamento, ensino e venda de produtos. Uma delas é a Universidade Federal de São Paulo, que, na semana passada, anunciou sua decisão de montar naquele parque uma área dedicada à biotecnologia.

O resultado inicial: a prefeitura investiu R$ 30 milhões na compra do terreno; esperam-se R$ 350 milhões só em investimentos privados em infra-estrutura. É pouco.

Detalhado neste site o funcionamento desse parque, que revela como uma cidade consegue fazer jorrar dinheiro investindo em conhecimento e tirando proveito de uma vocação. Juntar, num mesmo espaço, a Microsoft, a Vale, a Petrobras e a Embraer traz a perspectiva de bilhões de reais, com o surgimento de novos produtos e empresas -- vem aumentando o número de consultas de empresários interessados em se associar ao parque.

Revela também o que se consegue fazer quando os três níveis de governo (federal, estadual e municipal) conseguem trabalhar em parceria, estimulando empresas e pesquisadores a gerar inovação.



Link relacionado:

Nasce uma nova habilidade profissional

Coluna originalmente publicada na Folha Online, editoria Pensata.

   
   
 
 

COLUNAS ANTERIORES:
03/03/2008
Nasce uma nova habilidade profissional
27/02/2008
Onde os fracos têm vez
26/02/2008
A grande estrela da educação brasileira
25/02/2008
Vacina contra as drogas
20/02/2008
Vivendo numa vitrine
18/02/2008
Classe média vai par a o tráfico
18/02/2008
Igor, 27, relata suas viagens pelas raves
18/02/2008
Cérebros estimulados
13/02/2008
Professora do sono
11/02/2008
Bom exemplo contra a mediocridade
Mais colunas