SÓ SÃO PAULO
HOME | NOTÍCIAS | COLUNAS | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
13/10/2003
Prefeita inaugura CEU em Pirituba

O ministro dos Esportes e um campeão mundial de vôlei participaram ontem da inauguração oficial do Centro Educacional Unificado (CEU) Vila Atlântica. Funcionando desde 1.º de setembro, o CEU aberto ontem pela prefeita Marta Suplicy beneficia a população do distrito de São Domingos, na região de Pirituba, zona oeste. A estrutura permitiu a criação de mais 2.400 vagas na rede municipal de ensino - 840 para a educação infantil, 1.260 para o ensino fundamental e 300 para creche.

De acordo com a coordenadora regional de Educação de Pirituba, Fátima Aparecida Antônio, a carência de vagas na região caiu bastante depois da inauguração de 11 escolas e do CEU. Antes do novo centro, faltavam 860 vagas para crianças com idades entre 4 e 6 anos.

Além de abrir mais vagas, o empreendimento beneficia um número maior de pessoas, que podem participar de curtos e outras atividades extracurriculares. "Esse espaço oferece estrutura para que 4 mil pessoas possam praticar esportes e aprender alguma atividade cultural, como teatro ou música", afirmou a prefeita.

O secretário municipal de Cultura, Celso Frateschi, afirmou que o órgão continuará seus esforços para levar para a periferia o que existe de melhor em arte. "daremos oportunidade para que a população local possa se capacitar para se expressar artisticamente."

Durante o evento, o Ministro dos Esportes Agnelo Queiroz, oficializou a doação de 6.100 bolas de futebol e vôlei para os CEUs, todas confeccionadas por presidiários. "Vamos ajudar no que for preciso, mas os centros educacionais já têm boa estrutura. O ministério investirá mais em áreas onde a carência por atividades esportivas for maior", disse Queiroz, que chegou a jogar vôlei com a crianças.

Criado em Pirituba, o campeão mundial de vôlei Sérgio Santos, líbero da seleção brasileira, agradeceu à prefeita pela escolha de sua comunidade para a construção do CEU.

O próximo centro educacional a ser inaugurado fica na região do Ipiranga e será aberto no dia 28. "Firmamos uma parceria com o consulado da França nessa unidade, que contará com duas salas para o ensino do idioma francês.

Além disso, o consulado doou uma série de filmes franceses", contou. Há projetos semelhantes para o ensino de inglês e espanhol nas escolas. A previsão inicial de que até janeiro seriam abertos 17 CEUs na cidade deve ser ampliada pela prefeita para 21 unidades.

IGOR THOMAZ
Do jornal O Estado de S. Paulo

 
 
 

notícias ANTERIORES
13/10/2003 Solidariedade é marca do Dia das Crianças na capital
10/10/2003 CET quer tirar radar à noite. Recebe crítica
10/10/2003 Uma chácara na Marginal. Mas a favela avança
10/10/2003 Taxa de condomínio vai subir até 15% neste final de ano
10/10/2003 Decreto agiliza processos de tombamento na cidade
10/10/2003 Publicação mostra pontos históricos e turísticos da Barra Funda
10/10/2003 Menores podem ter acesso restrito às Lan Houses
09/10/2003 Portaria que determina análise de games será revisada
09/10/2003 Prefeitura lança campanha contra esmola
09/10/2003 População larga cães no Ibirapuera