Internet
populariza investimento em ações entre adolescentes
Rodrigo Zavala
Equipe GD
Estudo realizado pela corretora
americana Merrill Lynch mostra que a Web está popularizando os investimentos
em ações entre os adolescentes. Nos Estado Unidos, por exemplo,
cerca de 12% dos adolescentes entre 12 e 17 anos são acionistas no mercado,
o que representa quase três milhões de jovens. Há dois anos,
esse número era de 7%.
Os adolescentes brasileiros
parecem seguir os mesmos passos. Segundo o analista de mercado do NetAções,
da corretora SLW, Manfred Back, em seu site a cada 10 investidores, três
são adolescentes. "Eles entram mais para aprender como funciona, não
pensam que a bolsa seja um cassino", afirma Back.
Para ele, a Internet auxilia
os jovens investidores a correr menos riscos, já que conta com informações
úteis e um atendimento online. "Ele está totalmente amparado.
Mas também há o bom senso dos pais de não entregar quantias
muito altas nas mãos dos filhos", conta.
Entretanto, para poder investir
na bolsa, menores de 21 anos devem ter autorização dos pais. Isso,
de uma certa maneira, deve ser um fator complicador, já que outros sites,
como Patagon e Investshop, não admitiram possuir investidores adolescentes
nem fazer esforço de procurar esse público.
De qualquer forma, segundo
Manfred Back, os jovens aprendem bastante e passam a ter uma visão melhor
do que seja o mercado de ações. "Eles podem perder um pouco
de dinheiro, mas pelo menos sabem o que estão fazendo", acredita.
|
|
|
Subir
|
|
|