Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/10/2005 - 09h50

Lula diz que foco de aftosa em MS "já foi debelado"

Publicidade

da Folha Online

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta segunda-feira, durante o programa de rádio "Café com o Presidente", transmitido pela Radiobrás, que o Brasil está dialogando de modo transparente com a União Européia sobre o foco de febre aftosa detectado em um município no Mato Grosso do Sul na última semana e que a doença já está "debelada".

Lula afirmou que o Brasil tem o compromisso de comunicar aos países qualquer caso dessa natureza. "Nós mostramos aos portugueses, mostramos aos governantes que participaram do Encontro Ibero-Americano e vamos mostrar para a Rússia que nós temos um foco. Esse foco já foi debelado. Já matamos todas as reses. Já fizemos as barreiras nas fronteiras que era preciso fazer."

O governo federal, no entanto, suspeita da existência de focos de aftosa em outras seis fazendas do Mato Grosso do Sul.

Para o presidente, no entanto, as ações que estão sendo tomadas revelam o compromisso do país de não permitir que o foco se alastre e prejudique a economia brasileira. "Eu acho que nós vamos mostrar ao mundo a eficácia e a ação do governo no sentido de não permitir que um caso isolado de febre aftosa possa prejudicar o comércio de carne do Brasil com o mundo."

Lula está na Europa desde a última quarta-feira para uma visita a Portugal, Espanha, Itália e Rússia. Segundo ele, "essa é uma viagem de concretização do trabalho que o Brasil vem fazendo há muitos anos" com países importantes.

Acordo

Lula disse ainda que pretende firmar um acordo na área espacial com a Rússia. "Os russos têm tecnologia. Têm uma experiência extraordinária na questão espacial. O Brasil está começando em Alcântara e nós pretendemos fazer parcerias para utilizar os conhecimentos tecnológicos dos russos", disse.

A Rússia é um dos países que mais importam carne brasileira, de acordo com o Ministério da Agricultura. No entanto, desde a última segunda-feira, quando houve a detecção de um foco de febre aftosa no município de Eldorado, no Mato Grosso do Sul, o país proibiu a compra de produtos e derivados de espécies suscetíveis à doença, como bovinos, bubalinos, caprinos, ovinos e suínos.

Uma comissão brasileira --que terá a participação do ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues-- está em Moscou para negociar o fim do embargo parcial à carne.

Com Agência Brasil

Leia mais
  • Governo suspeita da existência de aftosa em mais 6 fazendas no MS
  • Indonésia impõe embargo à carne brasileira
  • Polícia vê indício de contrabando de gado paraguaio em MS

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a febre aftosa
  • Leia o que já foi publicado sobre o presidente Lula
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página