Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/12/2005 - 19h54

Credores têm plano B para Varig para apresentar na assembléia de 2ª

Publicidade

FABIANA FUTEMA
da Folha Online

Os credores da classe 3 --liderados pela Infraero, BR Distribuidora e Banco do Brasil-- da Varig têm um plano B para ser apresentado na assembléia de credores, prevista para segunda-feira. Eles se reuniram ontem no Rio para definir as diretrizes do plano alternativo.

A idéia é rejeitar a proposta da Fundação Ruben Berta, que detém 87% do capital votante da Varig-- de vendar o controle da holding FRB-Par para o Grupo Docas, do empresário Nelson Tanure. No caso de rejeição do plano, a Justiça pode perguntar para os credores se eles têm outra alternativa para a recuperação da companhia. Caso contrário, a Justiça pode decretar imediatamente a falência da Varig.

Os credores da classe 3 querem apresentar esse plano alternativo, que está sendo guardado a sete chaves. As estatais querem evitar ser futuramente questionadas judicialmente pela aprovação de um plano com "imperfeições jurídicas", "vícios" e outros defeitos.

Para isso, querem colocar em votação um plano B que tenha como premissas a garantia de pagamento dos créditos num prazo inferior a 60 anos, como quer a Varig. Como trunfo, as estatais sabem que a rejeição desse plano levará a Varig à falência e prejudicará os credores das classes 1 (trabalhistas) e 2 (com garantias).

Leia mais
  • Justiça reconduz Fundação ao controle da Varig
  • Nova decisão do TJ não cancela assembléia de credores da Varig
  • Reviravolta na Varig sinaliza racha entre Fundação e diretoria
  • Justiça afasta controladores da Varig após manobra para sair da recuperação

    Especial
  • Leia mais sobre a recuperação judicial da Varig
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página