Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/02/2006 - 19h10

Implantação da TV digital em todo o país deve levar seis anos, diz CPqD

Publicidade

PATRICIA ZIMMERMANN
da Folha Online, em Brasília

A TV digital só será uma realidade em todo o país no prazo de aproximadamente seis anos (72 meses) após o início das primeiras transmissões, segundo relatório da pesquisa realizada ao longo do último ano para a escolha do sistema brasileiro de TV digital.

O CPqD (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações), responsável pelo relatório final dos trabalhos, estima que nos três primeiros anos apenas as cinco maiores emissoras do país (Globo, Record, SBT, Bandeirantes e Rede TV) e a maior emissora pública (Radiobrás) farão transmissões digitais.

Nos seis primeiros meses das transmissões, apenas as regiões metropolitanas do Rio de Janeiro e São Paulo receberiam o sinal digital, segundo aponta o documento.

Ao final do primeiro ano, as transmissões digitais chegariam, então, às regiões metropolitanas com mais de 2 milhões de habitantes, além de Brasília. Para as capitais e cidades com mais de 300 mil habitantes, o prazo previsto é de 24 meses.

No terceiro o ano seguinte, ainda com transmissão apenas das cinco principais redes comerciais e uma pública, os sinais digitais chegariam aos municípios com mais de 100 mil habitantes. A estimativa do CPqD é a de que todas as geradoras e retransmissoras passariam a transmitir sinais digitais a após quatro anos, chegando a todo o país ao final de seis anos.

Essas metas foram estabelecidas, segundo o relatório, considerando a necessidade de ajuste e negociação dos fabricantes de equipamentos nacionais (transmissão e recepção) da sua capacidade de fornecimento e produção em relação à demanda e aos prazos de implantação.

O relatório, que ainda não foi divulgado pelo governo, foi publicado hoje pelo site Teletime, especializado em telecomunicações.

Leia mais
  • Contrapartidas comerciais devem determinar sistema de TV digital
  • Conversor do modelo japonês da TV digital é o mais caro, diz CPqD
  • Após vazamento, Costa diz que vai divulgar relatório sobre TV digital
  • Confira a íntegra do relatório do CPqD sobre a TV Digital

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a TV Digital
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página