Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/05/2006 - 10h29

Tony Blair pede "responsabilidade" a Morales e Chávez sobre gás

Publicidade

da Folha Online

O primeiro-ministro britânico, Tony Blair, pediu hoje que os presidentes Evo Morales (Bolívia) e Hugo Chávez (Venezuela) mostrem-se "responsáveis" com a utilização de seu petróleo e gás e "trabalhem em cooperação com investidores estrangeiros.

Por meio de seu porta-voz em Viena (Áustria), Ian Gleeson, Blair disse: "[Venezuela e Bolívia] devem utilizar seus recursos energéticos de maneira responsável e de acordo com seu próprio interesse econômico. Devem trabalhar em cooperação com os investidores estrangeiros."

Neste mês, Morales decretou a nacionalização das reservas de petróleo e gás e ameaça não pagar indenizações às empresas estrangeiras instaladas no país, que poderão perder ativos. Também afirma que pode tomar medida semelhante com outros setores, como mineradoras e madeireiras, além de realizar a reforma agrária em terras próximas à fronteira com o Brasil.

Já Chávez criou um novo imposto para a exploração de petróleo na Venezuela e estuda novas medidas que devem levar à redução dos lucros das empresas instaladas no país vizinho.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Bolívia rejeita Petrobras no Gasoduto do Sul
  • Chávez vê pressão para que Lula endureça com Bolívia
  • Lula vê ação eleitoral em declarações de Morales
  • Tony Blair pede "responsabilidade" a Morales e Chávez

    Especial
  • Confira a cobertura completa da nacionalização na Bolívia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página