Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/05/2006 - 16h37

Presidente da Bolívia diz que quer fazer parte da Opep

Publicidade

da Folha Online

O presidente boliviano, Evo Morales, disse nesta sexta-feira que quer, um dia, que seu país faça parte da Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo), cartel que envolve os 11 maiores exportadores da commodity do mundo --e do qual a Venezuela já é membro.

"Gostaria que meu país fizesse parte do grupo de países exportadores de petróleo e hidrocarbonetos", disse Morales, referindo-se ao cartel. "É um desejo, quem não gostaria de fazer parte desses países", afirmou.

A Opep foi criada em 1960. Seus países-membros possuem 78% das reservas mundiais de petróleo (dado referente a 2004) e respondem por 40% da produção mundial e por quase metade das exportações mundiais.

Além da Arábia Saudita e da Venezuela, são membros do grupo Argélia, Líbia, Nigéria, Indonésia, Emirados Árabes Unidos, Irã, Iraque, Kuait e Qatar. O Gabão já foi membro, entre 1975 e 1995, e o Equador também, em 1993.

A Opep busca unificar a política dos países membros sobre a administração do comércio do produto, através do controle de preços e do volume de produção.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Bolívia rejeita Petrobras no Gasoduto do Sul
  • Chávez vê pressão para que Lula endureça com Bolívia
  • Lula vê ação eleitoral em declarações de Morales
  • Tony Blair pede "responsabilidade" a Morales e Chávez

    Especial
  • Confira a cobertura completa da nacionalização na Bolívia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página