Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/05/2006 - 17h48

Morales recebe abraço de presidente peruano e diz que foi "palhaçada"

Publicidade

da Folha Online

O presidente boliviano, Evo Morales, recebeu hoje em Viena (Áustria) um abraço de um de seus desafetos, o presidente do Peru, Alejandro Toledo, e, logo depois, qualificou o episódio de "palhaçada".

"Essa saudação é parte de alguma palhaçada que fazem alguns presidente porque se quiséssemos nos integrar, não se trataria somente de integrar líderes e presidentes mas de integrar os povos", afirmou Morales.
Os dois presidente, que participam da reunião de cúpula entre europeus e latino-americanos, têm trocado farpas sobre a CAN (Comunidade Andina de Nações).

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, anunciou que a Venezuela vai sair do bloco por conta dos tratados de livre comércio que Colômbia e Peru, outros membros da CAN, assinaram com os EUA.

Chávez protagonizou então um violento bate-boca com o presidente peruano, Alejandro Toledo. Evo Morales, aliado de Chávez, disse que há governos "de desintegração regional" e insinuou que a Bolívia também vai abandonar a CAN.

O abraço de Toledo aconteceu antes de o presidente fechar as discussões plenárias da reunião de cúpula, quando convidou os líderes para a próxima reunião, que acontece em Lima em maio de 2008.

"Não tem nenhuma aproximação [com Toledo]", disse Morales. "Surpreendeu-me a atitude de Toledo porque não estou acostumado a esta classe de atitude de figuração."

Antes das declarações de Morales, Toledo havia dito que o abraço buscou mostrar que a CAN está "viva".

Com agências internacionais

Leia mais
  • Bolívia rejeita Petrobras no Gasoduto do Sul
  • Chávez vê pressão para que Lula endureça com Bolívia
  • Lula vê ação eleitoral em declarações de Morales
  • Tony Blair pede "responsabilidade" a Morales e Chávez

    Especial
  • Confira a cobertura completa da nacionalização na Bolívia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página