Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/06/2006 - 20h15

TAM e Gol anunciam novos vôos para atender passageiros da Varig

Publicidade

KAREN CAMACHO
da Folha Online

As companhias aéreas TAM e Gol vão reforçar as rotas domésticas para atender ao aumento de demanda de passageiros provocado pelos cancelamentos da Varig. O pedido foi feito pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), que também negocia endosso de passagens em vôos internacionais.

A TAM agendou 14 vôos extras para os próximos dois dias, partindo de Congonhas. Amanhã são seis reforços. Saindo de Congonhas, haverá ida e volta para Brasília, Porto Alegre e Curitiba. Na sexta são oito vôos reforços de ida e volta para os mesmos destinos.

A TAM opera 600 vôos por dia e disse que as rotas de reforço serão cumpridas com o remanejamento da malha doméstica. A companhia disse que nenhuma rota ou horário serão alterados para atender a demanda da Anac. A empresa usará os Airbus 319 ou 320, que têm capacidade para transportar 138 e 168 passageiros, respectivamente.

A Gol informou que vai operar vôos extras a partir de sexta-feira, incluindo o final de semana. A empresa vai divulgar amanhã os horários e destinos que serão operados em reforço.

A empresa informou, ainda, que desde essa quarta-feira opera um vôo extra que sai de Vitória (ES) e segue para Teresina (PI) com escala em São Paulo, Goiânia e Brasília. Com isso, a frota de aviões em operação subiu para 49. A empresa opera 500 vôos diários.

A Anac informou que a solicitação de reforço nos vôos domésticos foi feito por ela e faz parte do plano de emergência. A agência informou que vai pedir para que os vôos extras sejam garantidos por mais alguns dias, além do final de semana.

A agência disse ainda que, a seu pedido, a partir desta quarta-feira as empresas Avianca e Lan Chile concordaram em endossar os bilhetes da Varig.

A companhia Copa Airlines anunciou que os passageiros com bilhete Copa emitido com trechos domésticos marcados com a Varig serão reacomodados nos vôos da Gol. Para isso, as agências terão de entrar em contato com a Copa ou os passageiros poderão se dirigir aos balcões da Gol.

A Anac informou que nesta quarta-feira foram realizadas reuniões em Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo. Em Brasília, segundo a agência, continuam as reuniões com as empresas áreas nacionais para delimitar a malha doméstica e confirmar o endosso dos bilhetes dos clientes da Varig.

No Rio de Janeiro, dois técnicos da agência analisam os números sobre reservas e passagens vendidas da Varig para poder delimitar a malha aeroviária do país.

Segundo a Anac, até esta tarde, cerca de 6.000 passageiros fizeram reservas para o exterior, sendo aproximadamente 4.000 para Europa. Destes, cerca de 1.600 passageiros com bilhetes de ida ou volta para a Alemanha.

A agência disse que técnicos estiveram também em São Paulo, em reuniões nos aeroportos de Guarulhos e Congonhas, para confirmar que as empresas aéreas aceitem os bilhetes da Varig.

Ainda em São Paulo, representantes da Anac se reuniram com a diretoria do Procon para expor as linhas de atuação em defesa dos usuários da Varig, como o endosso dos bilhetes e alimentação e hospedagem em caso de mais de quatro horas de espera. Uma nova reunião sobre o assunto deve acontecer amanhã, em Brasília.

Leia mais
  • Comprador já admite não ter dinheiro para injetar na Varig
  • Varig ainda vende bilhete para destino que deixou de voar
  • Varig já cancelou 180 vôos hoje, diz Infraero
  • Maria Inês Dolci: Agonia aérea

    Especial
  • Confira a cobertura completa da crise da Varig
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página