Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/12/2006 - 12h02

Ocupação de vôos cai 5,6% em novembro com "apagão aéreo"

Publicidade

da Folha Online

Dados divulgados pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) mostram que a ocupação dos aviões teve uma queda média de 5,6% em novembro devido principalmente ao caos nos aeroportos.

Tanto em vôos nacionais quanto internacionais, a ocupação média das aeronaves operadas pelas companhias aéreas brasileiras caiu de 71% em outubro para 67% em novembro.

A ocupação de novembro foi menor inclusive que a do mesmo mês do ano passado (69% para vôos nacionais e 74% para os internacionais), quando a Varig ainda operava muito mais vôos e a oferta de assentos era bem maior.

Já entre janeiro e novembro deste ano, a ocupação média foi de 72% para os vôos nacionais e de 74% para os internacionais.

O brasileiro viajou menos no mês passado devido ao medo de ter de esperar muitas horas nos aeroportos com os atrasos provocados pelos seguidos problemas no serviço de controle aéreo brasileiro.

Como cerca de 70% dos passageiros brasileiros viajam a negócios e têm menor margem para cancelar compromissos, no entanto, analistas de mercado acreditam que a ocupação não pode cair muito abaixo dos atuais níveis.

Porém, a época em que as empresas aéreas têm maior demanda por viagens de turismo, os meses de dezembro e janeiro, pode não ser tão promissora neste ano.

Entre as grandes empresas, a que conseguiu manter maior taxa de ocupação no mês passado foi a TAM, de 68% nos vôos nacionais e de 71% nos internacionais. Em seguida apareceu a Gol, com 67% e 61%, respectivamente. Por último veio a Varig, com 64% e 59%.

Leia mais
  • Atraso sobrecarrega pilotos, diz entidade
  • Procon-SP quer que Justiça dê 10 dias para a solução da crise aérea
  • FAB garante movimento normal nos aeroportos no Natal e Ano Novo
  • Comandante da FAB admite falta de técnicos para solucionar pane
  • Governo anuncia descentralização de controle aéreo de Brasília

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre atrasos de vôos
  • Leia o que já foi publicado sobre a crise no tráfego aéreo
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página