Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/02/2007 - 00h11

Acordo da Bolívia com termelétrica fará energia subir até 0,2% no Brasil

Publicidade

PATRÍCIA ZIMMERMANN
da Folha Online em Brasília

O acordo fechado hoje com a Bolívia para o reajuste do preço do gás natural fornecido para a usina Termocuiabá vai pesar no bolso de aproximadamente 95% dos consumidores de energia no Brasil.

Segundo estimativa preliminar do Ministério de Minas e Energia, a elevação do preço do gás boliviano utilizado pela usina de US$ 1,19 por milhão de BTU (unidade de medida térmica) para US$ 4,20 poderá provocar um reajuste de até 0,2% nas contas de luz, o que será repassado na época do reajuste anual de cada distribuidora.

Isso porque o reajuste do preço do gás natural deverá ser repassado para os contratos de fornecimento de energia entre a usina termelétrica e a estatal Furnas Centrais Elétricas, que, por sua vez vende energia para diversas distribuidoras.

Como o acordo fez parte de uma negociação bilateral, assim que receber a nova conta do gás boliviano, a termelétrica irá apresentá-la a Furnas, que deverá rateá-la entre as distribuidoras com as quais têm contratos de fornecimento.

Para que esse reajuste chegue ao consumidor final, no entanto, o assunto terá que ser submetido ainda à apreciação da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), mas terá como justificativa a força de um acordo internacional.

O reajuste do gás natural para a termelétrica fez parte das negociações entre os governos brasileiro e boliviano durante visita oficial do presidente Evo Morales ao Brasil nesta quarta-feira.

Na tarde de hoje, o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, chegou a dizer que o preço pago pela termelétrica brasileira era "totalmente desatualizado e injusto".

Apesar de se tratar de uma negociação envolvendo uma empresa privada no Brasil, a explicação para a participação do governo estava na garantia de que o impacto do reajuste de preços do insumo para o empreendimento seria passado adiante.

Leia mais
  • Morales recusa "Sucatinha" e vem ao Brasil em avião argentino
  • Lula se queixa a Morales por ameaças da Bolívia
  • Acordo da Bolívia com termelétrica fará energia subir até 0,2% no Brasil
  • Lula e Meirelles vão discutir trocas no BC após o Carnaval
  • Bolívia consegue reajuste de 252% no gás para Termocuiabá

    Especial
  • Leia a cobertura completa da visita de Evo Morales a Brasília
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página