Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/03/2007 - 14h38

Meirelles ameniza crise nas bolsas e diz que ajustes eram previstos

Publicidade

KAREN CAMACHO
da Folha Online

O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, amenizou nesta sexta-feira os efeitos da crise nos mercados financeiros internacionais e disse que os ajustes já eram previstos. Para ele, o Brasil pode, com a atual política econômica, olhar "com atenção, mas serenidade" e enfrentar a situação.

"Há um certo tempo analistas de todo o mundo fazem avisos sobre um processo de ajuste de algumas economias internacionais que poderia trazer algum tipo de instabilidade em algum momento. A grande questão é se é algo mais pontual ou faz parte de ajuste maior", disse Meirelles.

O mercado financeiro sofreu perdas nesta semana devido à instabilidade na China e perspectivas negativas para o crescimento dos Estados Unidos.

"Evidentemente que o motor desse ajuste é a maior economia do mundo, os Estados Unidos, que têm alguns ajustes importantes em andamento, particularmente, e que está mais em evidencia, o mercado imobiliário americano e as conseqüências disso no consumo americano, e nas importações americanas, o que reflete nas exportações dos demais países, particularmente aqueles que têm grande margem de exportação para os Estados Unidos, um deles é a china", disse Meirelles.

Para ele, no entanto, o Brasil não sofrerá tão negativamente os efeitos das oscilações do mercado como há alguns. "O ponto mais importante é que Brasil está numa posição de muito mais força do que sempre esteve nas últimas décadas para passar por isso, tem reservas de US$ 100 bilhões e saldo de conta corrente. O Brasil hoje tem condições de olhar para tudo com atenção, mas não como aqueles países vulneráveis, ele pode olhar com serenidade", disse.

Especial
  • Greenspan diz que recessão nos EUA é possível mas não provável
  • Presidente de Fed regional nega risco iminente de recessão nos EUA"
  • Trabalhadores convocam greve contra demissão de 10 mil na Airbus
  • Vale e Previ vão fazer oferta pública de ações da Usiminas

    Especial
  • Acompanhe a cotação do dólar durante o dia
  • Leia o que já foi publicado sobre a cotação do dólar
  • Leia o que já foi publicado sobre a Bovespa
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página