Publicidade
Publicidade
19/03/2007
-
17h57
da Folha Online
O Airbus A380 aterrissou nesta segunda-feira, por volta das 13h10 (em Brasília), no Aeroporto Internacional JFK, em Nova York, após um vôo de oito horas a partir do Aeroporto Internacional de Frankfurt, na Alemanha.
Dois aviões saíram de Frankfurt: o que chegou a Nova York com 483 pessoas a bordo --entre funcionários da Airbus e da Lufthansa e jornalistas--; o outro avião seguiu para o Aeroporto Internacional de Los Angeles, também conhecido como LAX, mas sem passageiros.'
O vôo para o LAX foi realizado a fim de efetuar testes de compatibilidade do novo avião com o aeroporto em parceria com autoridades do controle aéreo americano e representantes da companhia australiana Qantas Airways.
Com 80 metros de envergadura (distância entre a ponta de uma asa até a ponta da outra), 73 metros de comprimento, 24 metros de altura, 560 toneladas de peso e autonomia de 14.800 km de vôo, o novo avião foi projetado para transportar 555 passageiros --mas, com mudanças em seu interior, pode receber mais de 800 passageiros.
O avião que pousou hoje em Nova York deve seguir amanhã para o aeroporto O'Hare, em Chicago e de volta para o JFK, antes de seguir viagem de volta para Frankfurt, na quarta-feira (21).
No próximo dia 24, o avião que chegou a Nova York deverá fazer um vôo para Hong Kong e, no dia 25, irá novamente para os EUA, para pousar no Aeroporto Internacional de Washington.
Segundo a Airbus, o objetivo dos testes é ajustar os controles internos do avião em condições reais de vôo em uma série de escalas. O A380 deve entrar em operação no fim deste ano.
"Depois de levar o A380 para muitos aeroportos na Europa, no Oriente Médio, na Ásia, Austrália e África, estamos prontos a apresentar o avião aos americanos" , disse em um comunicado o vice-presidente-executivo do programa A380, Mario Heinen.
A primeira entrega do novo Airbus deverá acontecer em outubro deste ano, para a Singapore Airlines. Os certificados da EASA (Agência Européia de Segurança Aérea, na sigla em inglês) e da americana FAA (FAA (Administração Federal de Aviação, na sigla em inglês) foram emitidos em dezembro do ano passado.
A Airbus registrou uma série de cancelamentos de pedidos do novo Airbus no ano passado, devido aos atrasos na produção --o programa A380 está com um atraso de dois anos. Segundo a empresa, agora há 15 clientes para o novo avião, com 166 pedidos firmes.
Em setembro do ano passado, a Airbus realizou o primeiro vôo-teste com o A380 com passageiros --474 empregados da empresa-- para realizar os testes do ambiente na cabine dos pilotos e dos sistemas do avião com os passageiros a bordo.
Entre novembro e dezembro o novo avião da Airbus realizou uma série de vôos pela Ásia em sua nova fase de testes, tendo pousado em aeroportos em Cingapura, Coréia do Sul, Japão e China. O avião ainda fez um vôo-teste de Toulouse, na França, a Johannesburgo (África do Sul), e de lá para Sydney (Austrália).
Leia mais
Taxa de juros ao consumidor recua com influência da queda da Selic
OceanAir lança vôos para a África e México e amplia uso de Viracopos
Anatel veta compra da Way Brasil pela Telemar
Mais pobres do mundo "formam mercado de US$ 5 trilhões", diz estudo
Oferta "irrecusável" pela Ipiranga passou pelo crivo de cinco famílias
Volkswagen investe em acessórios para personalizar veículos
Especial
Leia o que já foi publicado sobre o Airbus A380
Airbus A380 chega a Nova York após primeiro vôo transatlântico
Publicidade
O Airbus A380 aterrissou nesta segunda-feira, por volta das 13h10 (em Brasília), no Aeroporto Internacional JFK, em Nova York, após um vôo de oito horas a partir do Aeroporto Internacional de Frankfurt, na Alemanha.
Dois aviões saíram de Frankfurt: o que chegou a Nova York com 483 pessoas a bordo --entre funcionários da Airbus e da Lufthansa e jornalistas--; o outro avião seguiu para o Aeroporto Internacional de Los Angeles, também conhecido como LAX, mas sem passageiros.'
O vôo para o LAX foi realizado a fim de efetuar testes de compatibilidade do novo avião com o aeroporto em parceria com autoridades do controle aéreo americano e representantes da companhia australiana Qantas Airways.
Com 80 metros de envergadura (distância entre a ponta de uma asa até a ponta da outra), 73 metros de comprimento, 24 metros de altura, 560 toneladas de peso e autonomia de 14.800 km de vôo, o novo avião foi projetado para transportar 555 passageiros --mas, com mudanças em seu interior, pode receber mais de 800 passageiros.
O avião que pousou hoje em Nova York deve seguir amanhã para o aeroporto O'Hare, em Chicago e de volta para o JFK, antes de seguir viagem de volta para Frankfurt, na quarta-feira (21).
No próximo dia 24, o avião que chegou a Nova York deverá fazer um vôo para Hong Kong e, no dia 25, irá novamente para os EUA, para pousar no Aeroporto Internacional de Washington.
Segundo a Airbus, o objetivo dos testes é ajustar os controles internos do avião em condições reais de vôo em uma série de escalas. O A380 deve entrar em operação no fim deste ano.
"Depois de levar o A380 para muitos aeroportos na Europa, no Oriente Médio, na Ásia, Austrália e África, estamos prontos a apresentar o avião aos americanos" , disse em um comunicado o vice-presidente-executivo do programa A380, Mario Heinen.
A primeira entrega do novo Airbus deverá acontecer em outubro deste ano, para a Singapore Airlines. Os certificados da EASA (Agência Européia de Segurança Aérea, na sigla em inglês) e da americana FAA (FAA (Administração Federal de Aviação, na sigla em inglês) foram emitidos em dezembro do ano passado.
A Airbus registrou uma série de cancelamentos de pedidos do novo Airbus no ano passado, devido aos atrasos na produção --o programa A380 está com um atraso de dois anos. Segundo a empresa, agora há 15 clientes para o novo avião, com 166 pedidos firmes.
Em setembro do ano passado, a Airbus realizou o primeiro vôo-teste com o A380 com passageiros --474 empregados da empresa-- para realizar os testes do ambiente na cabine dos pilotos e dos sistemas do avião com os passageiros a bordo.
Entre novembro e dezembro o novo avião da Airbus realizou uma série de vôos pela Ásia em sua nova fase de testes, tendo pousado em aeroportos em Cingapura, Coréia do Sul, Japão e China. O avião ainda fez um vôo-teste de Toulouse, na França, a Johannesburgo (África do Sul), e de lá para Sydney (Austrália).
Leia mais
Especial
Publicidade
As Últimas que Você não Leu
Publicidade
+ LidasÍndice
- Ministério Público pede bloqueio de R$ 3,8 bi de dono de frigorífico JBS
- Por que empresa proíbe caminhões de virar à esquerda - e economiza milhões
- Megarricos buscam refúgio na Nova Zelândia contra colapso capitalista
- Com 12 suítes e 5 bares, casa mais cara à venda nos EUA custa US$ 250 mi
- Produção industrial só cresceu no Pará em 2016, diz IBGE
+ Comentadas
- Programa vai reduzir tempo gasto para pagar impostos, diz Meirelles
- Ministério Público pede bloqueio de R$ 3,8 bi de dono de frigorífico JBS
+ EnviadasÍndice