Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/04/2007 - 14h00

Vendas do comércio crescem 6,4% na semana da Páscoa, diz Serasa

Publicidade

da Folha Online

As vendas do comércio brasileiro cresceram 6,4% na semana da Páscoa, de 2 a 8 de abril, em relação a período equivalente do ano passado.

Apenas no final de semana, a atividade do comércio em todo o país aumentou 3,7%, quando comparada com o fim de semana de Páscoa de 2006. Os dados fazem parte do Indicador Serasa do Nível de Atividade do Comércio, divulgado hoje.

O avanço das vendas do final de semana foi puxado pelo desempenho na cidade de São Paulo, com acréscimo de 10,2% sobre 2006. Considerando toda a semana, entretanto, as vendas na cidade paulista cresceram 2,8%, bem menos do que o índice nacional.

Para os analistas da Serasa, a evolução positiva apresentada pelas vendas do comércio na semana da Páscoa é explicada pela elevação da massa salarial real dos consumidores associada aos prazos de pagamentos mais longos praticados pelo comércio.

"Além disso, a valorização cambial tem proporcionado preços mais em conta dos produtos importados, estimulando a comercialização dos artigos consumidos na Páscoa [pescados, vinhos etc.]", divulgaram.

Já a alta de 10,2% nas vendas na cidade de São Paulo, durante o fim de semana de Páscoa, pode ser considerada uma recuperação em relação à pequena elevação de 3,3% registrada no final de semana anterior, quando uma forte onda de calor fez com que os consumidores procurassem programas alternativos às compras e às viagens, devido aos problemas nos aeroportos.

Varejo

O grupo Pão de Açúcar, por exemplo, informou que as vendas de itens de Páscoa cresceram 20%, em média, neste ano, com destaque para produtos como ovos de chocolate, pescados e importados típicos --vinhos e azeites.

"O bom resultado das vendas deve-se a um momento aquecido do consumo, impulsionado pelas facilidades de pagamento oferecidas pelas redes Extra e CompreBem e também pela valorização do câmbio que favorece os preços de itens como o próprio bacalhau, além dos azeites e vinhos, principalmente na rede Pão de Açúcar, com maior demanda por esses produtos", disse Marise Araujo, diretora comercial do grupo.

A executiva ressaltou que o efeito calendário também contribuiu para um resultado melhor. "O domingo de Páscoa de 2007 foi comemorado ainda na primeira semana do mês [08 de abri]) e coincidiu com o período em que a maioria dos trabalhadores recebe os salários ou rendimentos da aposentadoria."

O maior destaque, segundo o grupo, ficou com o bacalhau, que teve alta de 20% nas vendas, cinco pontos percentuais acima dos 15% inicialmente previstos pela empresa.

"A companhia faz sua importação direta de países como Noruega, Portugal e Islândia e comprou 1,3 mil toneladas do peixe especialmente para esta Páscoa.

Metodologia

O Indicador Serasa do Nível de Atividade do Comércio tem como base uma amostra das consultas realizadas no banco de dados da Serasa, empresa de pesquisas, informações e análises econômico-financeiras.

A empresa recebe cerca de 4 milhões de consultas/dia feitas por todos os segmentos da economia, em todo o território nacional.

Leia mais
  • Bovespa bate recorde, enquanto risco-país atinge nível histórico, em queda de 3,7%
  • Saldo da balança comercial acumula queda de mais de 9% no ano
  • Países produtores de gás descartam "Opep do gás" e criam comitê de mercado
  • Mercado ajusta expectativa de crescimento da economia
  • FMI afirma que riscos sobre economia mundial diminuíram nos últimos seis meses
  • IGP-DI registra variação de 0,22% em março

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Serasa
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página