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09/04/2007
-
19h26
da France Presse, em Nova York
A empresa de informática Apple anunciou nesta segunda-feira ter superado a marca dos 100 milhões de iPods vendidos no mundo.
O aparelho é o pioneiro dos reprodutores de música digital e se tornou um verdadeiro fenômeno social depois de seu lançamento, em novembro de 2001, detendo 75% do mercado de música digital.
Desde sua criação, o iPod teve dez versões diferentes, das quais cinco gerações do iPod clássico, reprodutor elogiado no mundo do marketing como objeto do desejo por seu design, funcionalidade e preço acessível.
O aparelhinho teve várias interpretações desde seu lançamento, do iPod mini --depois substituído pelo iPod nano-- ao iPod vídeo, passando pelo shuffle (parecido com um clipe de lapela).
O sucesso do iPod --um em cada quatro nova-iorquinos tem um, segundo alguns analistas-- alavancou as vendas da Apple, cuja base comercial era formada, até então, pelos computadores e softwares Macintosh, concorrentes dos programas para os computadores pessoais, dominados pela Microsoft.
Esta supremacia também despertou críticas, com os detratores reprovando a Apple pelo domínio do mercado de música digital ao associar de forma exclusiva o aparelho ao seu site de vendas on-line iTunes, que hoje detém 70% do mercado de música on-line baixada legalmente e paga.
Em abril, a Apple anunciou um acordo com a casa fonográfica EMI, que permitirá a leitura dos arquivos baixados no iTunes em leitores diferentes do iPod, graças à supressão dos direitos anti-cópia (DRM), um gesto destinado unicamente a melhorar a imagem da Apple, segundo analistas.
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Especial
Leia o que já foi publicado sobre as vendas de iPods
Apple supera a marca dos 100 milhões de iPods vendidos no mundo
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A empresa de informática Apple anunciou nesta segunda-feira ter superado a marca dos 100 milhões de iPods vendidos no mundo.
O aparelho é o pioneiro dos reprodutores de música digital e se tornou um verdadeiro fenômeno social depois de seu lançamento, em novembro de 2001, detendo 75% do mercado de música digital.
Desde sua criação, o iPod teve dez versões diferentes, das quais cinco gerações do iPod clássico, reprodutor elogiado no mundo do marketing como objeto do desejo por seu design, funcionalidade e preço acessível.
O aparelhinho teve várias interpretações desde seu lançamento, do iPod mini --depois substituído pelo iPod nano-- ao iPod vídeo, passando pelo shuffle (parecido com um clipe de lapela).
O sucesso do iPod --um em cada quatro nova-iorquinos tem um, segundo alguns analistas-- alavancou as vendas da Apple, cuja base comercial era formada, até então, pelos computadores e softwares Macintosh, concorrentes dos programas para os computadores pessoais, dominados pela Microsoft.
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