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10/04/2007 - 18h35

Vendas no comércio têm maior alta desde 2004

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da Folha Online

O volume de vendas do comércio varejista nacional cresceu 7,9% no primeiro trimestre deste ano, na comparação com os três primeiros meses de 2006, puxado pelo varejo especializado (lojas de eletroeletrônicos, veículos, materiais de construção), segundo pesquisa da Serasa. O período foi o melhor desde 2004, quando o trimestre apresentou elevação de 8,5% em relação a 2003.

A alta das vendas também foi observada em março deste ano, quando houve um aumento de 6,8% nas vendas do varejo na comparação com março do ano passado. Na variação acumulada nos últimos 12 meses, encerrados em março de 2007, houve crescimento de 6,9% da atividade comercial.

De acordo com o indicador da Serasa, a alta das vendas no primeiro trimestre de 2007 foi determinada pelo crescimento de 10,2% nas vendas do varejo especializado (lojas de eletroeletrônicos, veículos, materiais de construção), enquanto as vendas dos hipermercados, supermercados e do varejo de alimentos e bebidas (mercearias, açougues, quitandas, distribuidoras de bebidas) subiram 5,6% no primeiro trimestre de 2007.

Na variação acumulada nos últimos 12 meses, encerrados em março de 2007, o volume de vendas dos hipermercados, supermercados e do varejo de alimentos e bebidas, cresceu 7,9%, ao passo que o varejo especializado registrou elevação de 5,5% no seu volume de vendas.

Na comparação com o mês de fevereiro de 2007, as vendas do varejo aumentaram 12,8%, com 13,7% de crescimento do varejo composto pelos hipermercados, supermercados e do varejo de alimentos e bebidas, e 11,8% de elevação no varejo especializado.

Crédito

Segundo os analistas da Serasa, o forte crescimento das vendas do varejo neste começo de ano é resultado da oferta de crédito ao consumidor, pelo processo de redução das taxas básicas de juros, pela recuperação da massa salarial real e pelo incremento da importação de bens de consumo mantendo os preços deste produtos estáveis no varejo, dada a atual apreciação do câmbio.

O aumento das vendas, na relação de março deste ano sobre fevereiro, é justificada pelo maior número de dias úteis, além do efeito das vendas de produtos de época para o feriado da Páscoa, sendo, portanto, um fenômeno sazonal.

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