Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/05/2007 - 13h47

Receita Federal desmonta esquema de lavagem de dinheiro em Natal

Publicidade

da Folha Online

A Receita Federal desmontou um esquema internacional de lavagem de dinheiro em Natal (RN) com recursos oriundos da Noruega. A lavagem ocorria por meio de investimentos no mercado imobiliário. A ação, denominada de operação Paraíso, foi feita em conjunto com o Ministério Público, a Polícia Federal e a Justiça Federal.

Entre os principais envolvidos no esquema estão três grupos de origem norueguesa, que operavam com empreendimentos imobiliários, entre eles condomínios, hotéis e resorts. Um advogado brasileiro, cúmplice da quadrilha, fazia as simulações para dar os ares de legalidades aos projetos relacionados.

A descoberta do golpe aconteceu quando os agentes federais começaram a investigar o ingresso de um grande volume de recursos estrangeiros no Rio Grande do Norte, principalmente em investimentos imobiliários.

Quando já estava sendo investigada a legalidade do dinheiro, em função de uma série de denúncias sobre a prática de lavagem de dinheiro, foi publicada na imprensa local a tradução de um reportagem de jornal norueguês, em que um dos envolvidos dizia que Natal era um paraíso, não tinha polícia, não tinha Receita, não tinha nada.

A operação Paraíso contou ainda com a participação da polícia norueguesa, que, simultaneamente, realizou prisões de envolvidos que se encontravam naquele país.

Segundo informaram os policiais noruegueses, em reunião que antecedeu a operação, o grupo identificado é responsável pela pratica vários tipos de crimes na Noruega, incluindo tráfico de drogas, roubos, extorsões e homicídios.

Leia mais
  • CVM quer que a CSN pague dividendo apesar de bloqueio
  • OAB abre processo disciplinar contra irmão do ministro Paulo Medina
  • Força diz que trabalhadores de bingo vão a Brasília pedir legalização do setor
  • Dirigente da OAB cobra punição para acusados de venderem sentenças
  • STJ nega pedido de habeas corpus a Aniz

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Receita Federal
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página