Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/05/2007 - 16h54

Procons fazem mutirão para explicar mudanças de pulso para minuto

Publicidade

LORENNA RODRIGUES
da Folha Online, em Brasília

Procons de todo o país fizeram hoje um mutirão para informar os consumidores sobre a mudança na cobrança de ligações telefônicas de pulso para minuto. De acordo com o diretor do DPDC (Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor) do Ministério da Justiça, Ricardo Morishita, só em São Paulo mais de mil pessoas procuraram o órgão com dúvidas sobre a nova tarifação.

Segundo o diretor, a maioria dos consumidores desconhece os dois planos obrigatórios que serão oferecidos pelas empresas e as datas em que a mudança será feita. "Há ainda pouca divulgação. É importante que os consumidores saibam que eles têm o direito de obter essas informações junto às empresas e que, se elas não repassarem, denunciem aos Procons", afirmou.

As empresas terão que oferecer obrigatoriamente um plano básico e um alternativo, mais vantajoso para quem faz ligações longas (acima de 2,5 minutos) e usa internet discada.

Morishita frisou que o consumidor tem o direito de mudar de um plano para outro quantas vezes quiser, sem pagar nada. Ele recomendou que, depois de optar pelo plano, o consumidor peça que a conta telefônica detalhe o quanto ele pagaria no outro plano, para que, no mês seguinte, possa escolher o mais barato.

"A partir do momento que ele tem uma noção de cada plano, poderá planejar os seus gastos e administrar melhor sua conta", ressaltou.

Em todo o país, a mudança na tarifação será feita até 31 de julho. Em São Paulo, mais de 300 mil clientes da Telefônica já fizeram a mudança, de acordo com a empresa, na região de São José do Rio Preto. Em 240 municípios do interior a conversão está sendo feita desde 2 de maio. Na região metropolitana, começará no dia 2 de junho e, na capital, em 2 de julho. (Confira as cidades por nome aqui)

Leia mais
  • Anatel proíbe teles de oferecer planos alternativos em minutos
  • Teles vão comparar minuto básico e alternativo para usuário escolher plano

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a mudança de pulso para minuto
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página