Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/09/2002 - 07h53

São Paulo tem a maior inflação mensal desde agosto/2001, diz Fipe

IVONE PORTES
da Folha Online

A taxa de inflação no município de São Paulo ficou em 1,01% em agosto, segundo dados do IPC (Índice de Preços ao Consumidor) da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).

Esse é o maior índice mensal registrado em São Paulo desde agosto do ano passado, quando a inflação atingiu 1,15%.

A inflação de agosto ficou um pouco abaixo da última previsão feita pelo coordenador da pesquisa do IPC, Heron do Carmo, que esperava 1,15%.

Na última parcial calculada pela Fipe (a terceira prévia de agosto), a inflação havia ficado em 1,08% em quatro semanas acumuladas. No mês anterior, em julho, o índice ficou em 0,67%.

A maior contribuição de alta no IPC veio do grupo habitação, seguido por alimentação. Habitação teve alta de 1,93%, contribuindo com um peso de 0,697 ponto percentual no índice de agosto. Os alimentos subiram 1,5%, tendo peso de 0,338 ponto percentual na inflação.

Na semana passada, Heron havia dito que a pressão na inflação de agosto se deve à concentração de reajustes internos e pelos aumentos de produtos alimentares no exterior, como o trigo e a soja.

Além disso, segundo ele, a inflação de agosto teria o impacto ainda dos reajustes de tarifas, especialmente de luz e telefone.

O único grupo a apresentar retração nos preços no mês passado foi o de transportes, que caiu 0,55%.

Os demais grupos apresentaram as seguintes variações: despesas pessoais (+0,43%); saúde (+0,95%); vestuário (+0,18%); e educação (+0,14%).

O IPC-Fipe é calculado com base na variação de preços de produtos e serviços usualmente consumidos por famílias com renda mensal entre 1 e 20 salários mínimos.

Leia mais
  • IPC acumula 3,03% em 2002, mas Fipe mantém previsão de 4,5% no ano
  • Luz e telefonia respondem por metade da inflação de agosto em SP
  • Custo de vida na cidade de SP sobe 0,40% em agosto, diz Dieese
  • Preços no varejo paulistano subiram 0,64% em agosto
  • Pão francês sobe 6,89% em agosto e acumula alta de 19,2% no ano
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página