Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/01/2003 - 15h15

Para Força Sindical, alta dos juros é continuísmo de políticas de FHC

FABIANA FUTEMA
da Folha Online

O presidente da Força Sindical, Paulo Pereira da Silva, criticou a decisão de hoje do Copom (Comitê de Política Monetária), de elevar a taxa de juros Selic de 25% para 25,5 ao ano. Segundo ele, a primeira reunião do Copom do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) manteve a política econômica de Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

"O FHC deve estar rindo e tomando vinho a essa hora. Lula está dando continuidade à política econômica de FHC, que foi tão criticada por ele durante a campanha eleitoral", disse Paulinho.

Para o sindicalismo, a elevação da taxa de juros vai agravar o desemprego e a situação econômica das empresas, o que impedirá o crescimento do país. "Lula foi eleito com uma promessa de combater tudo o que era prejudicial para o crescimento do país. Mas as primeiras decisões de seu governo contrariam sua plataforma de campanha."

Além da elevação da Selic, Paulinho criticou a decisão do governo de congelar a tabela de correção do Imposto de Renda. O Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, filiado à Força, vai entrar com uma ação civil pública na sexta-feira pedindo uma correção de 14,74% na alíquota da tabela do IR.

Segundo o sindicato, o congelamento da tabela vai aumentar o número de trabalhadores que eram isentos e agora passarão a ser obrigados a declarar IR, já que seus salários foram corrigidos no último ano para repor as perdas inflacionárias. "Não podemos permitir que, mais uma vez, os trabalhadores sejam prejudicados", disse Paulinho.


Leia mais:
  •  Na primeira reunião do governo Lula, BC eleva juro para 25,5%

  •  Veja a evolução dos juros básicos da economia

  •  Saiba o que é taxa Selic e entenda o processo de aumento de juros

  • Leia mais:
  •  Alta dos juros é continuísmo de políticas de FHC, diz Força

  •  Brasil tem o nono menor custo de vida do mundo, diz índice Big Mac

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página