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22/01/2003 - 15h29

Índice Big Mac vê Brasil como o nono país mais barato do mundo

DENYSE GODOY
da Folha Online

O custo de vida no Brasil está entre os menores do mundo, revela o índice Big Mac divulgado pela conceituada revista britânica "The Economist".

Nos Estados Unidos, onde nasceu, um dos famosos sanduíches da rede de lanchonetes Mac Donald's custa US$ 2,65; no Brasil, US$ 1,38. Ou seja, o real está subvalorizado em relação ao dólar em 48%. Além disso, o valor do Big Mac brasileiro é o nono menor entre os 42 países pesquisados.

Em relação à última medição, o Big Mac no Brasil está mais barato, já que custava US$ 1,51 em dezembro de 2001. A queda, entretanto, não ultrapassa a desvalorização total do real em 2002, que chegou a 34,73% em 2002.

O índice Big Mac é baseado na teoria de paridade do poder de compra, ou seja, um mesmo produto deveria ter o mesmo preço em dólares em qualquer lugar do mundo.

A pesquisa é feita convertendo o preço do sanduíche em moeda local para dólar, pela cotação de mercado. Se o preço ficar acima do que é praticado nos EUA, a moeda local está sobrevalorizada; se ficar abaixo, está subvalorizada. O ranking também pode ser entendido como uma avaliação informal sobre o custo de vida em cada país: quanto mais barato o Big Mac, menor o custo de vida.

O Big Mac mais caro do mundo é vendido na Islândia: lá, custa em moeda local o equivalente a US$ 5,51. O mais barato, na Argentina: US$ 1,18. Na zona do euro, no dia da medição, euro e dólar eram equivalentes, mas hoje o euro registra uma variação positiva de 0,7%.

O índice Big Mac foi publicado pela primeira vez em 1986.

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