Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/10/2009 - 07h24

Quebra da Bolsa em 1929 apaga otimismo de presidentes dos EUA

Publicidade

da Folha Online

O clima de otimismo que antecedeu a quebra da Bolsa em 1929 levou a comentários que mais tarde podem ter deixado seus autores constrangidos.

O presidente americano Calvin Coolidge disse, em dezembro de 1928, que "nenhum Congresso dos Estados Unidos já reunido para avaliar o Estado da União se deparou com uma perspectiva mais agradável que a que se apresenta no tempo atual".

Quando transmitiu o cargo a seu sucessor, Herbert Hoover, no início de 1929, o país estava em um ciclo de expansão que já durava mais de um ano.

Hoover, por sua vez, disse ao aceitar a indicação em 1928 para disputar a presidência pelo Partido Republicano que os Estados Unidos estavam "mais perto do triunfo final sobre a pobreza". As políticas impopulares de seu governo em matéria econômica durante a crise --principalmente devido a uma certa postura inflexível de seu secretário do Tesouro, Andrew Mellon-- lhe custariam a presidência em 1932, com a derrota para Franklin Roosevelt.

O Fed (Federal Reserve, o BC americano) não conseguiu conter a crise, que levou milhares de bancos no pais a fechar. O presidente da instituição até 1928 foi Benjamin Strong; ele esteve à frente da instituição durante a fase otimista do mercado. Já seu sucessor, George Harrison, teve de conduzir o BC americano na pior crise do país.

Na busca por responsáveis pelo desastre financeiro, surge o nome de Charles Mitchell, presidente (1921-1929) e, posteriormente, presidente do conselho (1929-1933) do National City Bank, instituição que viria a se tornar o Citibank. Ele foi investigado por uma comissão do Senado por práticas de mercado de ações e seus efeitos sobre o comércio, o sistema bancário e o mercado de títulos do governo, além de sonegação e evasão de divisas.

Veja o perfil de personagens da época

Personagens da Crise de 29 - Harrison
Personagens da Crise de 29 - Strong
Personagens da Crise de 29 - Mellon
Personagens da Crise de 29 - Mitchell
Personagens da Crise de 29 - Roosevelt
Personagens da Crise de 29 - Hoover
Personagens da Crise de 29 - Coolidge

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página