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13/03/2003 - 12h34

Empresas de telefonia são as que mais receberam reclamações

EDUARDO CUCOLO
da Folha Online

As empresas de telefonia lideraram pelo quinto ano consecutivo o ranking de reclamações do Procon-SP. Na lista de 30 empresas com mais reclamações em 2002, estão presentes todas as empresas de telefonia do Estado de São Paulo, com exceção da Tess (que opera telefonia celular no interior e no litoral de São Paulo pela banda B).

No ano passado, a Embratel foi a empresa com maior número de queixas dos consumidores, com 1.255 reclamações. A operadora superou a Telefônica, campeã de 2001, que, em 2002, recebeu 863 reclamações e ficou em quarto lugar.

As outras empresas que encabeçam a lista do são Sul América Capitalização (1.041 reclamações), Credisul Recuperadora de Crédito (927) , e Eletropaulo (653).

O também divulgou as empresas com maior número de reclamações em seis diferentes áreas. Na área de Saúde, a Sul América Seguros liderou com 85 reclamações. Para Habitação, a SP Habitacional Assessoria ficou em primeiro com 106 reclamações.

Na liderança da área de Produtos aparece a LG Eletronics (308). Em relação a Serviços, a Embratel ficou em primeiro com 1.255. Para a área de Assuntos Financeiros, a Sul América Capitalização liderou com 1.041. Finalmente, encabeçando o segmento de Alimentos está a Teledio Telemarketing (comercializadora do produto de emagrecimento Porangaba) com 10 reclamações.

Outro lado

A Embratel, líder do ranking, informou ao Procon que o elevado número de reclamações é gerado por ligações internacionais feitas pela internet que não estão sob o controle da empresa.

O Procon citou como exemplo dessas ligações o caso em que sites estrangeiros instalam um provedor de internet próprio dentro dos computadores sem que o usuário saiba. Como esse provedor é estrangeiro, o usuário paga uma ligação internacional para ficar conectado e navegar na internet.

No final do mês, essas ligações aparecem na fatura enviada pela Embratel, causando o elevado número de reclamações de consumidores contra a empresa.

A Embratel informou ao Procon que não tem como controlar essas chamadas e que não irá ressarcir os consumidores prejudicados.

A empresa, no entanto, se comprometeu a, daqui em diante, bloquear automaticamente as ligações feitas para uma lista elaborada pelo Procon dos sites que instalam um provedor sem autorização do usuário.

A Embratel também afirma que, embora esteja em primeiro lugar na lista de reclamações do Procon, também seria uma das empresas que mais atenderam às queixas de consumidores, resolvendo aproximadamente 75% das reclamações.

As demais empresas líderes no ranking de reclamações já estão sendo procuradas pela Folha Online para explicarem o elevado número de queixas.

Leia mais
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