Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/03/2003 - 16h40

Bancos ficam em 2º lugar no ranking de reclamações do Procon

EDUARDO CUCOLO
da Folha Online

O setor financeiro ficou em segundo lugar no ranking de reclamações do Procon em 2002, com 24% das queixas, 62,5 mil.

Problemas com títulos de capitalização e cobranças irregulares colocaram duas empresas do setor entre as três piores do levantamento geral. Além disso, empresas de cartão de crédito e os principais bancos de varejo estão presentes na lista dos 50 mais.

Em segundo lugar no ranking geral _ atrás apenas da Embratel_ e em primeiro no setor financeiro, ficou a Sul América Capitalização. Segundo Procon, vários consumidores que tentaram fazer um financiamento para comprar automóveis e imóveis acabaram adquirindo títulos de capitalização _sem saber_ e não conseguiram receber o que pretendiam comprar. Algumas das 1.041 reclamações recebidas foram encaminhadas para o Ministério Público, já que 787 ficaram sem acordo.

Em segundo lugar no ranking financeiro _e terceiro no geral_ está a empresa de cobrança Credisul Recuperadora de Crédito, que, segundo o Procon, comprou uma carteira extinta da empresa IV Comércio e realizou cobranças de várias faturas, sendo que a maioria delas já havia sido quitadas. Foram 927 reclamações, 785 não resolvidas.

Bancos

Os bancos mais citados ranking foram a Caixa Econômica Federal (241 reclamações), o Itaú (199) e o Santander (162). Mas todas as grandes instituições de varejo estão presentes na lista. As principais reclamações se referem a falhas em transações eletrônicas e cobrança por serviços não solicitados pelos consumidores.

Também apareceram várias empresas de outras áreas, mas que fornecem cartões de crédito, como C&A e Pão de Açúcar. Na área de cartões a recordista foi a Fininvest.

Leia mais
  • Porangaba lidera reclamações em alimentos
  • Bancos ficam em 2º lugar no ranking
  • Telefônica está entre as 4 piores
  • Telefonia é líder de reclamações
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página