Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/01/2004 - 22h00

Para Mercadante, conservadorismo do Copom "confirma autonomia" do BC

Publicidade

da Folha de S.Paulo, em Brasília

"Todos sabem que a grande prioridade do presidente Lula é crescer e gerar empregos. A decisão sobre os juros comprova a autonomia do Banco Central", afirmou, por meio de sua assessoria, o senador Aloizio Mercadante (PT-SP), líder do governo no Senado.

Sua frase, transmitida pela assessoria, denota crítica à medida por dificultar a retomada do crescimento. Procurado para comentar a decisão sobre a manutenção dos juros logo após sua divulgação no BC, Mercadante chegou a informar que não iria comentá-la.

A aprovação de um projeto concedendo autonomia ao BC, citada pelo senador, é um dos pontos sobre o qual não há consenso dentro do governo nem na bancada petista.

No último dia 8, o ministro José Dirceu (Casa Civil) chegou a falar que o governo não iria trabalhar para aprovar no Congresso neste ano o projeto que dá autonomia operacional ao BC. "A autonomia do BC não está na agenda de 2004", disse Dirceu.

Um dia depois, após reunião com Lula e outros ministros no Palácio do Planalto, Dirceu recuou e informou que não estava decido se a proposta entraria na agenda do Congresso neste ano. "O presidente [Lula] autorizou o Ministério da Fazenda e o BC a fazerem uma discussão sobre a autonomia operacional do BC. Se vai entrar ou não na pauta [do Congresso] é uma decisão do presidente", disse.

Um dos principais defensores da autonomia do BC é o ministro da Fazenda, Antonio Palocci Filho. Embora o governo não tenha uma proposta fechada, a idéia básica é aprovar mandatos fixos para a diretoria da instituição.

Leia mais
  • Copom decepciona e mantém juro em 16,5%
  • Confira a evolução dos juros no país
  • Para sindicalistas, decisão foi contra o emprego
  • Conservadorismo pode derrubar mercado no "day-after"
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página