Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/06/2004 - 07h36

Subsídio agrícola emperra acordo na Rodada Doha

Publicidade

da Folha de S.Paulo

A chamada Rodada Doha é um processo para a liberalização comercial dos países-membros da OMC (Organização Mundial do Comércio). Lançada em 2001, a rodada tem previsão de ser concluída em 2005, mas uma queda-de-braço entre os países em desenvolvimento, EUA e União Européia emperra as conversas.

Em Cancún, no ano passado, o encontro da OMC terminou em fracasso. EUA e UE lançaram uma proposta agrícola conjunta que previa a eliminação de subsídios à exportação só para alguns produtos, não reduzia subsídios domésticos e não ampliava acesso a mercados. Os países em desenvolvimento consideraram a oferta insuficiente e lançaram o G20 (grupo formado por esses países) para defender seus interesses. Desde Cancún, as negociações da OMC estão congeladas.

Hoje o G20 se reúne em São Paulo para firmar uma proposta que vai, mais uma vez, lutar por acesso a mercados para produtos agrícolas. Espera-se que G20, UE e EUA cheguem a um consenso sobre o "esqueleto" (sem números definitivos) da negociação que vai ser apresentado na OMC em julho. Essa seria mais uma tentativa de reaquecer a Rodada Doha.

Leia mais
  • Países em desenvolvimento tentam ressuscitar acordo tarifário
  • 2.500 homens reforçam segurança da reunião da Unctad em SP
  • Só o crescimento vai atrair investidores, diz Ricupero

    Especial
  • Arquivo: veja o que já foi publicado sobre a conferência da ONU
  • Veja especial sobre a 11ª Reunião da Unctad
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página