Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/06/2004 - 17h31

Annan alerta G77 sobre dependência do comércio de matérias-primas

Publicidade

da Folha Online

Os países em desenvolvimento precisam reduzir a alta dependência de suas economias do comércio de matérias-primas. A observação foi feita hoje pelo secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas), Kofi Annan, na cerimônia de encerramento do encontro do G77 (grupo que reúne os países em desenvolvimento), que se reuniu ontem em São Paulo para comemorar seus 40 anos de fundação. O grupo foi criado no mesmo ano da Unctad.

Annan chegou em São Paulo hoje, às 8h30, para a abertura, na segunda-feira, da 11ª Conferência Geral da Unctad (Conferência das Nações Unidas para o Comércio e o Desenvolvimento).

Segundo Annan, a dependência do comércio de matérias-primas torna as economias dos países em desenvolvimento vulneráveis à instabilidade do mercado mundial. O secretário-geral disse que os investimentos na área social devem ser prioridade nesses países e que o crescimento desses países, para ser significativo, tem que passar pela discussão em torno dos subsídios agrícolas, no âmbito da OMC (Organização Mundial do Comércio).

Para o secretário-geral, já é possível ver contribuições do G-77 para o progresso da agenda global nas estatísticas de redução da mortalidade infantil, nas ações para preservar o meio ambiente e em casos de crescimento econômico 'espetacular', sem, no entanto dar exemplos.

Leia mais
  • Conferência da ONU tenta criar nova geografia do comércio
  • Para Fórum Civil, países ricos querem esvaziar Unctad
  • Conferência da Unctad movimenta economia de SP
  • Acordo regional leva 50% do comércio externo
  • Saiba mais sobre a conferência da Unctad em SP
    Especial
  • Arquivo: veja o que já foi publicado sobre a conferência da ONU
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página