Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/08/2004 - 10h05

Pela primeira vez, Fiesp e Ciesp podem ter presidentes diferentes

Publicidade

ELAINE COTTA
da Folha Online

Pela primeira vez na história, a Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) e o Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) podem ter presidentes diferentes.

A eleição para ambas as instituições acontece nesta quarta-feira, dia 25, paralelamente, mas separadas. Esse é o aspecto mais nítido do nível de disputa nessa eleição, que pode eleger presidentes diferentes para cada uma das entidades.

O novo presidente da Fiesp será escolhido por um grupo de 122 sindicatos que votarão na sede da federação na avenida Paulista. Já o presidente do Ciesp será eleito por 7.617 empresas, que votam na capital e em diversas cidades do interior do Estado.

Em ambos os pleitos, o resultado parece estar indefinido. O candidato da situação, Cláudio Vaz, diz que ganha em ambas as instituições. Paulo Skaf, da oposição, diz contar com apoio da maioria dos sindicatos e das pequenas empresas.

Fiesp e Ciesp funcionam no mesmo prédio, localizado no número 1.313 da avenida Paulista. O Ciesp é uma entidade civil fundada em 1928, cujo primeiro presidente foi o industrial Francisco Matarazzo.

Já a Fiesp, criada em 1942, é considerada a maior entidade empresarial do país: concentra 40% do PIB (Produto Interno Bruto) e tem orçamento anual de aproximadamente R$ 700 milhões. O Ciesp movimenta R$ 30 milhões anualmente.

Leia mais
  • Em eleição acirrada, Fiesp decide seu futuro no dia 25
  • Vaz, candidato da situação, diz que governo é "moderado em excesso"
  • Skaf, de oposição, "vende" influência junto ao governo para se eleger

    Especial
  • Arquivo: veja o que já foi publicado sobre a Fiesp
  • Arquivo: veja a especial sobre a eleição na Fiesp
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página