Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/09/2004 - 20h12

Vasp paga pilotos e volta a voar a partir das 22h

Publicidade

FABIANA FUTEMA
da Folha Online

Os pilotos e comissários da Vasp decidiram, em assembléia hoje à noite, retornar ao trabalho a partir das 22h desta terça. Com isso, chega ao fim a paralisação, iniciada à 0h de hoje, que deveria durar 48 horas.

A suspensão da greve ocorreu após a Vasp pagar os salários atrasados dos funcionários. A empresa ainda não havia depositado os salários de agosto de quem recebe até R$ 1.500.

"Confirmamos o pagamento. Os salários foram realmente depositados", disse o diretor do Sindicato Nacional dos Aeronautas, Ariovaldo Panades Neto.

No entanto, o sindicalista não descarta a realização de novas paralisações. Os aeronautas já marcaram uma nova assembléia para o dia 7 de outubro, data prevista para o pagamento dos salários de setembro. "Se os salários atrasarem de novo, teremos de tomar algum tipo de providência."

Hoje, com a paralisação, pelo menos 65 vôos em todo o país nesta terça-feira. O balanço abrange dados dos aeroportos de Congonhas (SP), Santos Dumont (RJ), Galeão (RJ), Belém (PA), Pampulha (MG), São Luiz (MA), Manaus (AM), Maceió (AL) e Fortaleza (CE).

Cancelamentos

O retorno ao trabalho dos pilotos e comissários de vôos não garante a operação de todos os vôos da Vasp. É que da frota de 35 aviões da companhia, cerca de 1/3 está parada.

Segundo os aeronautas, as aeronaves estão impedidas de voar por falta de peças ou por terem vencido o ciclo de vôo. "É preciso fazer uma manutenção nesses aviões a cada período de tempo e isso sai caro", disse a presidente do sindicato, Grazziela Baggio.

Para piorar, fontes do setor aéreo informaram que a companhia enfrenta problemas para abastecer os aviões. É que as distribuidoras de combustível exigem que o pagamento seja feito à vista. Com problemas de caixa, a Vasp não teria como comprar querosene de aviação nessas condições.

Leia mais
  • Greve faz Vasp cancelar quatro vôos na manhã de hoje em SP
  • Greve cancela mais de 20 vôos da Vasp em todo o país
  • Vasp volta a prometer que pagará salários de funcionários
  • Vasp é obrigada a embarcar passageiro em outra empresa

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a greve da Vasp
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página