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03/10/2004
-
09h00
da Folha de S.Paulo
Ir às compras pela internet exige uma boa dose de cautela. É preciso ter cuidado na hora de bater o martelo e fechar uma operação, segundo o Procon.
É importante, por exemplo, ler e entender os esclarecimentos que os sites disponibilizam ao consumidor no momento em que ele faz o pedido.
Isso porque nessas informações existem detalhes sobre o direito ou não à devolução da mercadoria, por exemplo.
Além disso, é necessária atenção redobrada quanto às formas de pagamento. Há casos em que a compra à vista tem desconto. Mas não há desconto para o pagamento parcelado em boleto bancário ou no cartão de crédito.
As propagandas enganosas também habitam a rede. Na avaliação das entidades de defesa do consumidor, muitas vezes coloca-se uma mercadoria à venda por um preço promocional, mas como o estoque acaba rápido torna-se difícil atender todos os pedidos.
Os número de reclamações dos consumidores a respeito dos sites estão em alta. Em 2003 o Procon de São Paulo recebeu 33 reclamações de clientes que ficaram insatisfeitos com o serviço. O número é 10% superior ao apurado em 2002. Não há informações finalizadas a respeito do desempenho em 2004.
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É importante, por exemplo, ler e entender os esclarecimentos que os sites disponibilizam ao consumidor no momento em que ele faz o pedido.
Isso porque nessas informações existem detalhes sobre o direito ou não à devolução da mercadoria, por exemplo.
Além disso, é necessária atenção redobrada quanto às formas de pagamento. Há casos em que a compra à vista tem desconto. Mas não há desconto para o pagamento parcelado em boleto bancário ou no cartão de crédito.
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