Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/10/2004 - 09h00

Procon orienta a ter cautela para compras na rede

Publicidade

da Folha de S.Paulo

Ir às compras pela internet exige uma boa dose de cautela. É preciso ter cuidado na hora de bater o martelo e fechar uma operação, segundo o Procon.

É importante, por exemplo, ler e entender os esclarecimentos que os sites disponibilizam ao consumidor no momento em que ele faz o pedido.

Isso porque nessas informações existem detalhes sobre o direito ou não à devolução da mercadoria, por exemplo.

Além disso, é necessária atenção redobrada quanto às formas de pagamento. Há casos em que a compra à vista tem desconto. Mas não há desconto para o pagamento parcelado em boleto bancário ou no cartão de crédito.

As propagandas enganosas também habitam a rede. Na avaliação das entidades de defesa do consumidor, muitas vezes coloca-se uma mercadoria à venda por um preço promocional, mas como o estoque acaba rápido torna-se difícil atender todos os pedidos.

Os número de reclamações dos consumidores a respeito dos sites estão em alta. Em 2003 o Procon de São Paulo recebeu 33 reclamações de clientes que ficaram insatisfeitos com o serviço. O número é 10% superior ao apurado em 2002. Não há informações finalizadas a respeito do desempenho em 2004.

Leia mais
  • Supermercado busca conquistar confiança
  • Renda maior do internauta minimiza crise
  • Vendas na internet disparam e preços caem

    Especial
  • Veja o que já foi publicado sobre comércio na internet
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página