Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/10/2004 - 15h34

Defesa deve renovar concessão da Vasp até amanhã

Publicidade

da Folha Online

O ministro da Defesa, José Viegas, disse hoje que a renovação da concessão para a Vasp deve ser renovado provisoriamente por mais seis meses ainda hoje ou amanhã. A renovação provisória ainda está condicionada à apresentação de um plano básico de recuperação da companhia e deve ser regulamentada por meio de decreto a ser publicado amanhã no "Diário Oficial" da União.

Com isso, a licença da companhia aérea --que venceria no domingo, dia 10-- deve ser prorrogada até 10 de abril de 2005.

Para prorrogar essa licença, Viegas disse que espera que a Vasp apresente o plano de recuperação. Esse plano deve incluir previsão de importação de aviões e um cronograma para pagamento das dívidas da companhia aérea.

Viegas afirmou ainda que está negociando com as outras empresas aéreas para a possibilidade delas substituírem a Vasp nas linhas que deixarem de ser operadas. A companhia deixou de operar sete rotas por conta da desativação de seis aviões da frota.

Infraero

Mas só a renovação da licença não garante a sobrevida da Vasp. A Infraero quer receber as taxas aeroportuárias atrasadas até a próxima quarta-feira. Estima-se que a dívida seja de R$ 11 milhões.

Se a Vasp não pagar o que deve até lá, a Infraero ameaça passar a cobrar à vista as taxas de embarque. Essa exigência pode representar um desembolso diário de R$ 600 mil para a Vasp. Sem esse pagamento, a empresa fica impedida de usar os aeroportos.

Leia mais
  • Pacote do governo para aéreas deve ser saída para Vasp
  • Vasp pode ganhar mais 6 meses para regularizar situação com governo
  • Vasp terá de apresentar proposta de recuperação
  • Funcionários ameaçam paralisar Embraer; ações caem na Bolsa

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Vasp
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página