Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/06/2005 - 10h32

BC mantém previsão de reajuste zero para gasolina neste ano

Publicidade

ANA PAULA RIBEIRO
da Folha Online, em Brasília

O Banco Central decidiu manter as previsões para os reajustes dos combustíveis e tarifas de energia elétrica e telefonia fixa para este ano.

Segundo a ata do Copom (Comitê de Política Monetária do BC), os preços da gasolina e do gás de botijão não devem subir em 2005 mesmo com a recente alta do preço do petróleo, cujo barril negociado em Nova York chegou bem próximo dos US$ 60 nesta semana.

Sobre as tarifas de energia, a previsão de reajuste foi mantida em 10,8%. A expectativa de aumento das tarifas de telefonia também permanece inalterada (8,6%).

Para o conjunto de preços administrados por contrato ou monitorados, o BC projeta um aumento de 7,3% neste ano --mesma previsão do mês passado.

Sobre a desaceleração do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), que passou de 0,87% em abril para 0,49% em maio, o BC diz que isso foi possível pela queda nos preços nos combustíveis e da menor variação dos preços monitorados. Além disso, a inflação menor ocorreu mesmo com a aceleração dos preços do vestuário.

'Apesar de pressões inflacionárias oriundas de tarifas de energia elétrica, o conjunto dos monitorados registrou baixo incremento, em decorrência da queda nos preços dos combustíveis', avalia a ata.

Leia mais
  • Petróleo ainda é fator de risco, diz Copom
  • BC deve manter juro alto por período "longo"
  • FMI monitora Brasil mesmo com o fim do acordo
  • Inflação pelo IPCA-15 fica em só 0,12% em junho

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a ata do Copom
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página