Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/08/2005 - 08h19

São Paulo começa agosto com inflação de 0,19%

Publicidade

da Folha Online

O município de São Paulo registrou inflação de 0,19% na primeira quadrissemana de agosto --período de 30 dias terminado em 7/08--, segundo dados do IPC (Índice de Preços ao Consumidor) da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, da USP).

A taxa mostra forte alta quando comparada com igual período de julho, que apontou deflação de 0,13%. No decorrer de julho, entretanto, o IPC começou a acelerar e fechou o mês com inflação de 0,30%.

Nos últimos 30 dias, a maior alta ficou com o grupo Saúde, de 1,50%. Já o grupo Alimentação registrou deflação de 0,87%. Os demais itens apresentaram as seguintes variações positivas: Habitação (0,06%); Transportes (0,69%); Despesas Pessoais (0,98%); Vestuário (0,64%); e Educação (0,05%).

Segundo previsões do coordenador da pesquisa de preços da Fipe, Paulo Picchetti, São Paulo deve encerrar agosto com inflação próxima de 0,40%. O índice será pressionado principalmente pelos reajustes de preços do telefone fixo e dos planos de saúde.

Se a suspensão da cobrança de assinatura básica da telefonia fixa tivesse sido mantida, o município poderia registrar deflação de 0,60% neste mês.

Mas a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) conseguiu cassar na semana passada a liminar da Justiça Federal que proibia a cobrança da assinatura básica da telefonia fixa.

Leia mais
  • Agroindústria cresce apenas 0,3% no semestre, diz IBGE
  • IGP-M tem deflação de 0,36% na primeira prévia de agosto
  • Produção industrial cresce em 13 das 14 regiões no semestre, diz IBGE
  • Entenda a diferença entre os principais índices de inflação

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o IPC da Fipe
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página