Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/11/2009 - 16h30

Obama tenta se aproximar da China sem intimidar aliados

da Deutsche Welle, na Alemanha

"A América está de volta". Essa declaração de Hillary Clinton, secretária de Estado americana, durante a assinatura de um acordo de cooperação entre os EUA e a Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean) pode ser entendida como o anúncio de uma nova política para a região.

Paralelo ao encontro de cúpula da Apec (Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico), dia 15 de novembro, em Cingapura, o presidente Barack Obama deverá se reunir pela primeira vez com representantes dos governos de países da Asean.

Em ascensão econômica, a China ganha cada vez mais peso no cenário geopolítico internacional. Em sua viagem ao país, o desafio de Obama é se aproximar de Pequim sem intimidar os aliados na região.

Continua...

Comentários dos leitores
J. R. (1267) 02/02/2010 13h52
J. R. (1267) 02/02/2010 13h52
Obrigado pela dica! Um bom documentario sobre o poder dos bancos. sem opinião
avalie fechar
Mauricio Valente (7) 01/02/2010 19h40
Mauricio Valente (7) 01/02/2010 19h40
Para J.R.:
Interessante seu conhecimento de política internacional, mas falta um esclarescimento:
Assista ao documentário de Charlie Sheen "a verdade liberta voce" no youtube. Vai gostar de ligar os pontinhos...
sem opinião
avalie fechar
Marcelo Moreto (248) 01/02/2010 18h12
Marcelo Moreto (248) 01/02/2010 18h12
Bom, vamos esperar que parte desses BILHÕES sejam destinados à retirada de tropas dos países que eles invadiram. E esperar que este valor não seja atrelado à dívida externa dos mesmos... 4 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (1744)
Termos e condições
 

Sobre a Folha | Expediente | Fale Conosco | Mapa do Site | Ombudsman | Erramos | Atendimento ao Assinante
ClubeFolha | PubliFolha | Banco de Dados | Datafolha | FolhaPress | Treinamento | Folha Memória | Trabalhe na Folha | Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade