Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/05/2007 - 15h11

Alunos da USP aguardam resposta da reitoria sobre reivindicações

Publicidade

da Folha Online

Representantes da reitoria da USP (Universidade de São Paulo) vão apresentar ainda neste sábado um documento com a posição da universidade sobre as reivindicações dos alunos que ocupam o prédio deste quinta-feira.

O compromisso foi assumido durante reunião realizada hoje pela manhã entre o vice-reitor Franco Lajolo e os estudantes, que entregaram uma pauta de reivindicações. Segundo os universitários, Lajolo se comprometeu a dar uma resposta até as 17h.

Segundo os estudantes, a reunião de hoje foi marcada pelo impasse entre os alunos que o ocupam o prédio e a reitoria. Os universitários exigem o posicionamento oficial da universidade sobre medidas do governador José Serra (PSDB) em relação à política de educação superior e a construção de moradias estudantis.

Ainda de acordo com os alunos, Lajolo justificou que as reivindicações "esbarrariam" em normas institucionais da universidade. O vice-reitor também teria dito aos alunos que há um projeto em estudo sobre a questão das moradias estudantis, mas não deu maiores informações aos universitários.

O único consenso obtido na reunião de hoje pela manhã, segundo os alunos, é referente à necessidade de criar um conselho paritário entre estudantes e professores. Os universitários também querem a representação de funcionários.

Os alunos ocuparam a reitoria da USP no Butantã (zona oeste de SP) no fim da tarde de quinta-feira depois que foram impedidos de entrar para entregar uma carta para o vice-reitor, uma vez que a reitora, Suely Vilela, estava viajando. Os alunos quebraram portas e expulsaram todos os funcionários do prédio, que tem cerca de 1.000 servidores.

Leia mais
  • Erramos: Alunos da USP aguardam resposta da reitoria sobre reivindicações
  • Alunos mantêm ocupação de prédio da reitoria da USP
  • Faculdade de Filosofia da USP repudia invasão à reitoria
  • Vice-reitor da USP promete comissão para analisar pedido de alunos
  • Estudantes acampam na reitoria da USP e impedem entrada de funcionários
  • Alunos da USP negam dano em móveis e expulsão de funcionários da reitoria

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre protestos de estudantes
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página