Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/12/2001 - 18h59

Confira como foi o bate-papo com professor de física do Objetivo

da Folha Online

O professor de física Zé Carlos, do Curso Objetivo, de São Paulo, participou hoje de um bate-papo sobre vestibular.

Este foi o último de um ciclo de bate-papos com professores organizado pelo Fovest Online. Confira como foram os outros:

  • Jessé Alves de Menezes - geografia

  • Ciro de Moura Ramos - história

  • Marcelo Alex Leal - biologia

  • Nelson Bergmann - química

  • Maria de Lourdes da Conceição Cunha - português

  • Maria Aparecida Custódio Santos - redação.


  • Leia abaixo a íntegra do bate-papo com o professor de física.

    (16:59:49) Prof. Zé Carlos: Oi, gente. Estamos aqui para conversar a respeito de Física, vestibular e coisas afins.

    (17:01:02) augusto fala para Prof. Zé Carlos: Professor, boa tarde. A prova de física deste ano estará muito trabalhosa, digo, com muitos exercícios e pouca teoria?

    (17:02:25) João fala para Prof. Zé Carlos: professor, na Puc, como são as questões dissertativas....?? muito difíceis...?? tentem para algum ramo especifico da física....??

    (17:02:40) Prof. Zé Carlos: Augusto, se você está se referindo à segunda fase da Fuvest, a prova de Física costuma sempre ser mais conceitual que braçal, ou seja, você deve dominar os conceitos e se preocupar menos com o trabalho de cálculos, ou manuseio de fórmulas.

    (17:04:01) Prof. Zé Carlos: João, as questões da PUC costumam ser criativas, inovadoras, tentando colocar a Física de maneira contextual. ÀS vezes, isso dificulta o entendimento da questão por parte do aluno, mas no geral é uma prova bem-feita.

    (17:04:09) Quitério fala para Prof. Zé Carlos: Olá. Quais são as previsões dos professores em relações às alterações nas notas de corte da Fuvest para este ano?

    (17:04:57) Prof. Zé Carlos: Quitério, qualquer previsão quanto à nota de corte é na verdade futurologia, especialmente se a gente não sabe qual é a carreira que você está prestando.

    (17:05:10) João fala para Prof. Zé Carlos: o que é que cai mais na Puc.....ótica, eletricidade, ou ondulatória....??

    (17:06:07) Prof. Zé Carlos: João, como todo o vestibular, a distribuição é de 40% de mecânica, 30% de eletricidade e magnetismo e o restante distribuído entre óptica, termologia e ondulatória.

    (17:06:22) Vunespando fala para Prof. Zé Carlos: Professor, gostaria de saber se questões sobre Termoquímica terão alta incidência na Vunesp.

    (17:07:01) Prof. Zé Carlos: Vunespando, termoquímica é tema da química e não da física. Sinto muito, mas quanto a esse assunto eu não posso lhe dizer nada.

    (17:07:12) Sofredor fala para Prof. Zé Carlos: Olá professor, boa tarde. Fiz 110 pontos na primeira fase da Fuvest e estou prestando vestibular para mecatrônica. Será que dá para passar? Com o que eu preciso me preocupar mais para a segunda fase em física?

    (17:08:25) Prof. Zé Carlos: Sofredor, é, você está na beiradinha. Quanto à Física, mecânica é a parte que estatisticamente mais cai. Neste momento, o que você deve fazer é se empenhar na revisão e não deixar a ansiedade tomar conta da situação.
    (17:08:46) Quitério fala para Prof. Zé Carlos: Ok, reformulando a pergunta: Comparando a prova (não apenas de física) deste ano à prova do ano passado, o nível de dificuldade foi considerado maior?

    (17:09:29) Prof. Zé Carlos: Quitério, este ano, a prova de Física da primeira fase da Fuvest foi mais fácil se comparada com as dos anos anteriores.

    (17:09:42) João fala para Prof. Zé Carlos: professor, o vestibular de física do Mackenzie, é mais fácil, ou mais difícil que o da Puc, ....?? pq o de Matemática do Mack, é impossível.......

    (17:10:51) Prof. Zé Carlos: João, a prova do Mackenzie costuma ser exigente e até mesmo trabalhosa. Comparar instituições diferentes, no entanto, é difícil pois elas visam candidatos com perfis diferentes.

    (17:11:09) Vunespando fala para Prof. Zé Carlos: Desculpa professor,cometi um engano Mas me referia a Termofísica mesmo.

    (17:12:25) Prof. Zé Carlos: Vunespando, ah, bom. A termofísica ou termologia deve aparecer em uma ou no máximo duas questões da Vunesp, é difícil precisar qual é o tema específico, ma normalmente envolve calorimetria ou gases ideais.

    (17:12:47) Sofredor fala para Prof. Zé Carlos: Professor, a Unesp costuma ser mais fácil né? Existe alguma questão que a gente pode dizer que é 'batata' de cair na prova?

    (17:14:47) Prof. Zé Carlos: Sofredor, questão. não, mas assunto, sim. Por exemplo: Teorema da Energia Cinética, Teorema do Impulso, potência elétrica, Equação Fundamental da Ondulatória são alguns exemplos de assuntos importantes e de grande incidência em qualquer bom vestibular.

    (17:15:01) Manfredo pergunta para Prof. Zé Carlos: Como costuma-se abordar Mecânica no vestibular

    (17:18:01) Prof. Zé Carlos: Manfredo, varia de acordo com a instituição e a carreira, por exemplo, no ITA e na Fuvest a mecânica sempre traz questões inovadoras sobre os temas mais tradicionais, como as Leis de Newton ou a cinemática. Uma coisa que você não deve esperar são questões abordando algum 'assunto da moda', como por exemplo o apagão. Se o tema for abordado, será de maneira muito sutil.

    (17:18:14) Priscila fala para Prof. Zé Carlos: qual é a maior dificuldade que eu posso esperar na prova de física?

    (17:23:39) Prof. Zé Carlos: Priscila, como em qualquer prova, é importante a leitura atenta e criteriosa do enunciado. Manter a calma e deixar passar aqueles "cinco minutos de branco" que todo aluno tem durante a prova. Quando o vestibular é bem feito, não existem "pegadinhas", nem assunto "de rodapé de página". Uma aluna bem preparada como você deve ser não precisa se preocupar com particularidades da prova de Física. Ela não é diferente, enquanto uma prova, de qualquer outra disciplina.

    (17:29:11) Prof. Zé Carlos: Priscila, como em qualquer prova, é importante a leitura atenta e criteriosa do enunciado. Manter a calma e deixar passar aqueles "cinco minutos de branco" que todo aluno tem durante a prova. Quando o vestibular é bem feito, não existem "pegadinhas", nem assunto "de rodapé de página". Uma aluna bem preparada como você deve ser não precisa se preocupar com particularidades da prova de Física. Ela não é diferente, enquanto uma prova, de qualquer outra disciplina.

    (17:29:58) Rodrigo fala para Prof. Zé Carlos: Caro Professor, quantos itens para resposta são esperados na prova dissertativa da PUC ?

    (17:30:56) Prof. Zé Carlos: Rodrigo, desculpe, mas não entendi bem a pergunta. Mas na primeira fase da PUC, é uma questão de Física, proposta de maneira criativa.

    (17:31:29) Barata fala para Prof. Zé Carlos: Como vimos, professor, a prova da FUVEST não exigiu grande elaboração formal por parte dos estudantes na primeira fase. Será que a prova da segunda fase promete ser mais exigente em termos de cálculos?

    (17:33:20) Prof. Zé Carlos: Barata, repito que você não deve se preocupar com os cálculos em um vestibular como o da Fuvest, Unicamp e Unesp, só para citar alguns. O domínio dos conceitos e das Leis da Física é muito mais importante do que habilidade algébrica ou aritmética.

    (17:34:02) João felipe fala para Prof. Zé Carlos: professor, com o que devo tomar mais cuidado no ITA esse ano??

    (17:35:25) Prof. Zé Carlos: João Felipe, a prova do ITA é sempre trabalhosa. Difícil dizer qual o tema que trará a questão mais difícil na prova, mas certamente mecânica e eletricidade são sempre os temas mais abordados.

    (17:35:36) RaseC_JCB fala para Prof. Zé Carlos: Primeiramente, boa tarde, professor. Tive oportunidade de visitar o simulador do Objetivo, que você 'pilotava' e adorei! Seria ótimo se todas as escolas tivessem um aparelho igual. Bom, agora a minha pergunta! Estou prestando engenharia civil na Fuvest, o que devo priorizar em meus estudos para a 2ª fase?

    (17:38:04) Prof. Zé Carlos: RaseC_JCB, obrigado pelo elogio e eu também gostaria que toda a escola, especialmente a pública, investisse em dinheiro e em capital humano, especialmente, para proporcionar a população de modo geral recursos educacionais de primeiro mundo. Quanto à segunda fase da Fuvest, as questões devem se distribuir 40% de mecânica, 30% de eletricidade e o restante distribuído entre óptica, termologia e ondulatória. Não muito diferente do que aconteceu na primeira fase.

    (17:38:24) RaseC_JCB fala para Prof. Zé Carlos: Professor, li uma analise de um professor de física do Objetivo, na qual ele afirmava que a prova da 1ª fase poderia ser considerada de nível médio e que não exigiram muito dos candidatos. Posso esperar uma prova mais difícil na segunda fase?

    (17:40:11) Prof. Zé Carlos: RaseC_JCB, certamente, até porque a segunda fase é para o "especialista" na disciplina, quero dizer, quem prestou para direito e engenharia fez a mesma prova de Física na primeira fase, agora é privilégio dos futuros engenheiros, médicos etc resolverem a prova de Física na segunda fase.

    (17:41:00) Ana Cláudia fala para Prof. Zé Carlos: Professor, me responda, o mercado de trabalho para o profissional de física é bom? Eu estou prestando isso na Unicamp, mas estou super na dúvida

    (17:43:25) Prof. Zé Carlos: Ana Cláudia, o mercado de trabalho é sempre bom para quem faz aquilo que gosta. Se você está pensando em uma carreira exclusivamente pelo ponto de vista financeiro, sem se preocupar com a sua realização pessoal, tanto faz física, direito ou medicina. Quanto à física propriamente dito, o mercado de trabalho, no contexto de um país em desenvolvimento, é crescente com o físico atuando em áreas das mais diversas, desde a pesquisa em novos materiais até o comportamento caótico da Bolsa de Valores.

    (17:43:59) Hawking fala para Prof. Zé Carlos: Certos cursinhos empreendem aulas de até 5 horas seguidas. Qual o tempo mínimo, máximo e ideal para uma boa distribuição de tempo num programa semanal?

    (17:44:05) Prof. Zé Carlos: Ana Cláudia, continuando, depende do seu interesse e dedicação profissional.

    (17:45:14) Prof. Zé Carlos: Hawkings, cinco horas de aula de Física seguidas nem eu agüento. Embora dependa do perfil da turma, de modo geral algo entre 50 minutos e 100 minutos é o aconselhável.

    (17:46:22) Paulo fala para Prof. Zé Carlos: Olá Professor, as provas dos vestibulares em geral estão priorizando a Física mais qualitativa,até usando fatos atuais como crise energética, e a física do cotidiano, o professor aposta nisso para essa nova etapa?

    (17:48:10) Prof. Zé Carlos: Paulo, isso é até influência dos novos parâmetros curriculares, o que é bastante saudável colocar a Física no contexto histórico e social do aluno. Sim, você pode contar que as provas tenderão cada vez mais para este caminho. Mas como é um momento de transição, algumas falhas por parte dos examinadores, quer por excesso ou economia, também devem ser esperados. Mas é uma evolução para melhor.

    (17:48:27) patiff fala para Prof. Zé Carlos: professor, como será a prova do ITA esse ano??

    (17:49:35) Prof. Zé Carlos: Patiff, segundo informações de fonte segura, porém não revelável, a prova do ITA esse ano deverá ser mais trabalhosa que a do ano passado, ficando mais parecida com as provas de 2000 ou 1999.

    (17:49:47) Renata fala para Prof. Zé Carlos: que parte da física é mais importante na prova da puc?

    (17:50:37) Prof. Zé Carlos: Renata, como em toda a prova, mecânica deve ser privilegiada na segunda fase da PUC. Na primeira fase, como é apenas uma questão, é impossível fazer uma previsão de qual tema será abordado.

    (17:50:47) Sofredor fala para Prof. Zé Carlos: Professor, você conhece alguma musiquinha que ajude a lembrar a fórmula da circunferência? Caiu no Enem e eu nunca me lembro...

    (17:52:54) Prof. Zé Carlos: Sofredor, embora o assunto seja de matemática, e possamos associar à circunferência várias relações geométricas, vale a pena lembrar que o perímetro tem muito a ver com a França, afinal de contas você obtém com 'dois Pierre' (2 X Pi X raio).

    (17:53:02) Quitério fala para Prof. Zé Carlos: Professor, com a proliferação das faculdades particulares e, consequentemente, seus vestibulares menos exigentes, os professores têm planejado mudanças nas temáticas/técnica de ensino dos cursos pré-vestibulares?

    (17:54:58) Prof. Zé Carlos: Quitério, quantidade não é qualidade. Tenha certeza que mesmo com a proliferação das faculdade particulares os alunos até por questão de sobrevivência no mercado de trabalho sempre irão procurar a instituição de qualidade, quer pública ou privada. E aí a seleção natural, ou seja, os critérios adotados para o ingresso na instituição continuarão privilegiando os alunos mais bem preparados.

    (17:57:07) Prof. Zé Carlos: Pois é, gente, o papo estava muito legal, mas o tempo acabou. Boa sorte para todo mundo na prova, não permitam que a ansiedade e o nervosismo tomem conta nesta hora. Acreditem no seu trabalho pessoal, dedicação e preparo nessa hora importante. De resto, boa prova, até uma próxima oportunidade, um abraço e por enquanto é só, pessoal.

    Leia mais notícias de vestibular no Fovest Online
     

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página