Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/01/2003 - 07h32

Conheça alguns tipos de água mineral

Publicidade

da Folha de S. Paulo

Alcalina
Ingerida, auxilia no tratamento de distúrbios do tubo digestivo. Recomendada também para quem sofre de vesícula preguiçosa, pois estimula a contração vesicular.

Bicarbonatada
O bicarbonato de sódio presente em sua composição auxilia no tratamento de gastrites e de alguns tipos de úlcera e de esofagite. É bastante digestiva.

Carbônica
Possui dióxido de carbono, que atua na superfície da pele, provocando vasodilatação. É indicada para hipertensão arterial leve e moderada e para insuficiência arterial periférica.

Ferruginosa
Como possui ferro, sua ingestão é recomendada para pessoas com anemia. Magnesiana Contém magnésio, substância que, quando ingerida, exerce função laxante e desintoxicante.

Oligomineral
Possui diversos elementos em sua composição, como sódio, cloro, alumínio, magnésio, manganês e lítio, mas não se sabe se essas substâncias estão presentes em quantidade suficiente para atuar no organismo.

Radioativa
Possui radônio, gás nobre que estimula o metabolismo e age nos sistemas digestivo e respiratório. Sua inalação é bastante indicada para o tratamento de asma. Acredita-se que tenha um efeito sedativo e que facilite o equilíbrio do sistema endócrino. Pode ser ingerida, já que o radônio permanece ativo por pouco tempo no organismo, o que elimina o risco de contaminação; nesse caso, atua como diurética.

Sódica
Seu uso é delicado, porque o sódio pode provocar inchaço se for ingerido em grandes quantidades. O banho pode auxiliar em problemas reumáticos.

Sulfurosa (ou sulfurada)
É a mais comum nas estâncias termais brasileiras. Possui enxofre em sua composição, podendo ser inalada, ingerida ou utilizada em banhos de imersão. Indicada para problemas articulares, laringites, bronquites e sinusites, também atua como cicatrizante, desintoxicante e estimulante do metabolismo.

Fontes: Terêsa Cristina Alvisi, fisioterapeuta da PUC-MG, campus Poços de Caldas; Marcos Untura Filho, reumatologista do Instituto de Medicina Termal, em Poços de Caldas; Benedictus Mourão, dermatologista e pesquisador de crenoterapia

Leia mais:

  • Terapia com água mineral auxilia tratamento médico

  • Água mineral brota de locais profundos

  • Peruíbe oferece lama negra para a população



  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página