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08/05/2003
-
08h53
da Folha de S.Paulo
Abrir o guarda-roupa para um especialista vasculhar tudo e separar as peças que ele considera adequadas das que acha que só devem ser usadas como último recurso.
Mais ainda: ir a um shopping com esse profissional e dar carta branca para que ele escolha as cores, as texturas e os modelos mais adequados ao seu perfil. Invasão de privacidade? Para muita gente, contar com esse especialista -conhecido como personal stylist- é uma forma de acertar sempre no visual e de estar adequado às mais diversas ocasiões do dia-a-dia.
"Cada vez mais as pessoas nos procuram por falta de tempo ou por dificuldade de se vestir como gostariam", diz a personal stylist Tata Nicoletti, responsável, entre outros, pelo visual da primeira-dama Marisa Letícia da Silva.
Nicoletti diz que o primeiro passo para compor o visual de alguém é traçar o perfil da pessoa. "Não só a rotina dela é importante, mas o temperamento, a personalidade."
Alguns clientes contratam um personal stylist só para saber a cor que mais combina com seu tom de pele, por exemplo. Outros, para ocasiões específicas, como ajudá-los a escolher o melhor terno ou vestido para uma festa. Mas há quem mantenha um contato quase diário com o profissional.
O advogado Luiz Gustavo Augusto, 25, paga R$ 2 mil por mês para a consultora de imagem Bia Rocha (que cuida da roupa, do cabelo e dos acessórios dos clientes) para que ela o faça parecer mais velho do que é. "Trabalho em um grande escritório de advocacia. Preciso passar uma imagem sóbria aos clientes."
De agosto do ano passado, quando contratou Rocha, até agora, ele já renovou o guarda-roupa cinco vezes. "Deixei-a escolher tudo. Não me arrependo, estou sentindo o resultado na pele", conta ele.
A consultora de imagem diz que não muda o cliente de um dia para o outro. "Tudo é muito gradativo, os toques que damos são sutis. Num dia, ele descobre novas cores, no outro, novos tecidos."
E esse mercado já atrai adolescentes. A consultora de imagem Daphne Dias, da Vida Teen, diz que a procura aumenta a cada dia. "São adolescentes que não conseguem encontrar seu estilo e, incentivados pelas mães, procuram um especialista", conta ela, que tem 20 anos e diz conseguir falar a mesma língua dos jovens. "Defino um padrão para a pessoa."
Tata Nicoletti: 0/xx/11/9638-9325; Vida Teen: 0/xx/11/ 3078-5346; Bia Rocha: 0/xx/11/9637-9302
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Abrir o guarda-roupa para um especialista vasculhar tudo e separar as peças que ele considera adequadas das que acha que só devem ser usadas como último recurso.
Mais ainda: ir a um shopping com esse profissional e dar carta branca para que ele escolha as cores, as texturas e os modelos mais adequados ao seu perfil. Invasão de privacidade? Para muita gente, contar com esse especialista -conhecido como personal stylist- é uma forma de acertar sempre no visual e de estar adequado às mais diversas ocasiões do dia-a-dia.
"Cada vez mais as pessoas nos procuram por falta de tempo ou por dificuldade de se vestir como gostariam", diz a personal stylist Tata Nicoletti, responsável, entre outros, pelo visual da primeira-dama Marisa Letícia da Silva.
Nicoletti diz que o primeiro passo para compor o visual de alguém é traçar o perfil da pessoa. "Não só a rotina dela é importante, mas o temperamento, a personalidade."
Alguns clientes contratam um personal stylist só para saber a cor que mais combina com seu tom de pele, por exemplo. Outros, para ocasiões específicas, como ajudá-los a escolher o melhor terno ou vestido para uma festa. Mas há quem mantenha um contato quase diário com o profissional.
O advogado Luiz Gustavo Augusto, 25, paga R$ 2 mil por mês para a consultora de imagem Bia Rocha (que cuida da roupa, do cabelo e dos acessórios dos clientes) para que ela o faça parecer mais velho do que é. "Trabalho em um grande escritório de advocacia. Preciso passar uma imagem sóbria aos clientes."
De agosto do ano passado, quando contratou Rocha, até agora, ele já renovou o guarda-roupa cinco vezes. "Deixei-a escolher tudo. Não me arrependo, estou sentindo o resultado na pele", conta ele.
A consultora de imagem diz que não muda o cliente de um dia para o outro. "Tudo é muito gradativo, os toques que damos são sutis. Num dia, ele descobre novas cores, no outro, novos tecidos."
E esse mercado já atrai adolescentes. A consultora de imagem Daphne Dias, da Vida Teen, diz que a procura aumenta a cada dia. "São adolescentes que não conseguem encontrar seu estilo e, incentivados pelas mães, procuram um especialista", conta ela, que tem 20 anos e diz conseguir falar a mesma língua dos jovens. "Defino um padrão para a pessoa."
Tata Nicoletti: 0/xx/11/9638-9325; Vida Teen: 0/xx/11/ 3078-5346; Bia Rocha: 0/xx/11/9637-9302
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