Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Eurocopa 2008

Comente o desempenho das seleções na Eurocopa-2008


Leia mais

Comentários dos leitores
ramos silva (3) 27/06/2008 10h09
ramos silva (3) 27/06/2008 10h09
é uma caracteristica dos europeus, brigam com os outros, quando não, entre eles mesmos. São séculos e séculos de lutas e rivalidades. É muita bagagem de luta para se dissipar apenas com um discurso de convivência pacífica. Deus salve a América do Sul ! 5 opiniões
avalie fechar
Não é somente a Alemanha que carrega esta chaga do racismo, mas toda a Europa, não esqueçamos das manifestações nos estádios russos, espanhóis, italianos e, por que não dizer, da própria Alemanha. Sobre este tema eu escutei uma rápida entrevista de Michael Platini na CNN esta semana em que, com extrema lucidez, ele comentou: "para acabar com o racismo das torcidas, é preciso que a sociedade reflita suas atitudes", ele quiz dizer que a raiz do problema está fora dos estádios e não será um problema menor se a cultura da discriminação encontrar atitudes complacentes e, até mesmo, de cumplicidade dos governos europeus. Nesta matéria, os Alemáes tiram zero, eles não são bons exemplos históricos, mas paulatinamente a sociedade alemã mudou muito depois do seu evidente apoio ao holocauto judeu e, como disse o nosso amigo alemão que me antecedeu, os problemas são sempre causados por uma minoria, que infelizmente é muito ruidosa e agressiva. Aliás, a comunidade européia de nações tem um fundo xenófobo, de pertencer aos europeus, coisa de tribo, de orgulho de pertencer a uma família, de cerrar fronteiras, de expulsar os imigrantes, algo parecido com os ideais nacional socialista o de pertencer a "um só povo" desejava Hitler. Para mim, a UE e, em especial, a Alemanha ainda não curou a chaga do racismo que paira sobre os europeus e alemães em particular. 14 opiniões
avalie fechar
Marcell M. Tedeschi (1) 26/06/2008 13h23
Marcell M. Tedeschi (1) 26/06/2008 13h23
Me desculpem, mas a maneira da qual a reportagem foi escrita demonstra uma pura forma de sensacionalismo para tentar demonstrar que os alemaes ainda sao racistas como o governo alemao foi ha 60 anos atras.
Vivo na Alemanha há três anos e assisti o jogo na rua. Só quem vive aqui sabe como os turcos se comportam e tratam os alemaes! Em todos os jornais alemaes esta como manchete sobre a paz que foi após o jogo, logo que os turcos nao fizeram as besteiras que todos estavam esperando. Teve gente que nem saiu de casa com medo de badernagem e pancadaria por parte deles. A GRANDE maioria dos turcos sao extremamente agressivos para com os alemaes, sejam eles de esquerda, central, ou de direita. A diferenca é que os de direita nao ficam quietos quando sao provocados por eles (Quero deixar bem claro que nao sou a favor dos nazistas!). Cheguei a ver MUITOS turcos que estavam na rua sem assistir o jogo , com a bandeira da Turquia nas costas provocando os alemaes na rua!
Peco aos jornalistas que escreveram a reportagem que modifiquem o título, pois isso nao condiz com a realidade! As coisas tem que ser vistas pelos 2 lados, ou seja duvido que brasileiros iriam aceitar americanos ou seja la o que for falando mal do Brasil, dentro do Brasil, comendo comida brasileira, ganhando dinheiro do governo brasileiro pra viver(Ja que uma boa parte deles ao inves de ir trabalhar, fazem 10 filhos e ganham +/- 150 por crianca!) as custas dos alemaes que trabalham e pagam os seus impostos!
25 opiniões
avalie fechar
Hans Lüters (1) 26/06/2008 13h16
Hans Lüters (1) 26/06/2008 13h16
Não concordo com o teor do artigo e não entendo porque os jornais sempre tem que destacar isolados fatos negativos, mas nem sequer mencionam, que ontem, después do jogo, houveram festas conjuntas de centos de milhares de turcos e alemães nas grandes cidades como Berlin (500.000 pessoas), Hamburgo e outros, sem incidentes. Eu sei, que infelizmente tem sempre alguns idiotas, mas parece que isso somente acontece sempre na Alemanha e nunca na Italia, Espanha ou no Brasil Rassimo em um mal mundial e deve ser combatido, mas tem que mencionar também o lado positivo e não somente e sempre os fatos negativos! 10 opiniões
avalie fechar
Camilla Bonelli Braga (1) 26/06/2008 12h49
Camilla Bonelli Braga (1) 26/06/2008 12h49
MOGI DAS CRUZES / SP
Eu sou brasileira e moro na Alemanha.
Ontem assisti ao jogo em um bar cujo pelo menos um terço do pessoal era turco. O jogo correu tranquilo, com muitas comemorações a cada gol e sem qualquer provocação. Ao ser anunciada a vitória da Alemanha, as pessoas foram às ruas para comemorar. Fui ao centro de Frankfurt, na Hauptwache, onde há um telão público e muita gente! Fiquei surpreendida ao ver que muitos torcedores carregavam ambas as bandeiras - alemã e turca - e não houve qualquer sinal de violência ou briga. Havia muitos policiais em volta, que estavam parados conversando, já que não havia qualquer problema para interferir. Tenho fotos e filmes da noite de ontem, pois fiquei encantada com tamanha civilidade e imaginei que jamais veríamos uma cena assim no Brasil, se apenas em jogos de times locais as torcidas se matam, imaginam uma comemoração conjunta de brasileiros e franceses após os franceses nos eliminarem da copa? Enfim, resolvi comentar esta matéria pois não considero justo usar a palavra "xenofobia" para mencionar o ataque de grupos violentos que são minoria aqui e pela história da Alemanha, eu concordo que a palavra vem a calhar, mas não é o caso, e eu não gostaria de ver o Brasil fechar os olhos para a realidade e receber apenas informações tachadas e meias verdades. Não é justo julgar uma nação toda pela ação de alguns delinqüentes, que infelizmente, também marcam presença no Brasil...
12 opiniões
avalie fechar
chang up jung jung (37) 26/06/2008 11h50
chang up jung jung (37) 26/06/2008 11h50
SAO PAULO / SP
Assim, não torço mais para a Alemanha!
Ontem, quando assistia à partida, meus prognósticos quanto ao resultado estiveram entre a ousadia técnica da seleção turca e a estrela da tradição do time alemão. Duas bolas na trave alemã e os dois gols do primeiro tempo confirmaram o meu pensamento. Quase me dava conta de que os turcos mereciam ganhar a partida, quando a transmissão da TV passou a falhar.
Nisso, a Alemanha já tinha virado o jogo e a Turquia acabara de empatar. A TV só voltou normal nos 5 minutos finais e, sem poder avaliar outros lances, tive de resignar-me apenas com o último gol: que estrela a da Alemanha no futebol, hein?! Mereceu a vitória, porque mostrou uma força latente em certas jogadas suas, que prevaleceram diante de uma seleção que desperta admirações mas que ainda peca em jogadas simplórias: falta um pouquinho para o time turco parecer a seleção brasileira.
Talvez a Rússia faça a final empolgante com a Alemanha. Mas a incivilidade noticiada encobre toda a virtude do povo alemão e, de quebra, me leva a não desejar boa sorte à sua seleção. Infelizmente, a gente mistura as coisas!
15 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (6)
Termos e condições


 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página