Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/07/2006 - 13h21

Bairro natal de Zidane fica sem telão para a final da Copa

Publicidade

da Folha Online

Os moradores de Cité de La Castellane, na França, irão acompanhar com uma ponta de frustração a final da Copa do Mundo, neste domingo. Isso porque não haverá qualquer telão instalado para a partida entre França e Itália no bairro onde Zinedine Zidane passou sua infância.

Os antigos vizinhos do grande astro da seleção francesa não escondem o descontentamento com a situação, pois esperavam dos políticos um gesto à altura do que o bairro ofereceu ao futebol francês.

"Sua carreira [de Zidane] nos interessa mais do que aos outros porque viveu aqui. Os outros olham a seleção da França, nós enxergamos a alguém que vimos crescer até os 13 anos", disse Coco, 39 anos, segurança de um hipermercado local.

Coco, assim como os outros habitantes de La Castellane, terá de optar entre assistir ao duelo à frente de um televisor, no centro sócio-cultural, ou talvez acompanhar Zidane e seus colegas na praça principal do bairro. Outras alternativas serão algum bar local ou mesmo a própria casa.

Pouco para quem, como Karina e Melissa, duas jovens fãs de 12 anos, nutre tanto orgulho por "Zizou". "Estamos muito orgulhosos por Zidane ser daqui. Mostra uma boa imagem de todos nós", afirmou Karina.

"Zidane é meu jogador preferido, mas não porque nasceu aqui. É porque é o melhor", completou Nassim, 14. Mas não são todos que demonstram tanto entusiasmo com Zidane.

"Cresceu aqui, mas já não vive mais no bairro há muito tempo", destacou Kader, 22, que acredita que o consagrado jogador poderia ajudar mais o seu pobre bairro de infância.

"É muito bom para ele que tenha triunfado, mas é uma pena que nós não possamos decolar", acrescentou Kader, que, entretanto, nem pensa em desprestigiar o atleta.

"Vou ver a partida com gosto e, sem dúvidas, festejar a vitória no Velho Porto [de Marselha]", cidade onde se localiza La Castellane.

Especial
  • Fifa diz que 56% dos atendimentos na Copa eram simulação
  • Bairro natal de Zidane fica sem telão para ver a final
  • Títtulo da Itália fará rede de lojas dar 10 mil TVs de graça
  • Opine: para quem você vai torcer na final da Copa?
  • Leia cobertura completa da Copa do Mundo-2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página